GNR são cabeça de cartaz da festa de fim de ano em Coimbra

Será ao som dos GNR que a cidade de Coimbra vai celebrar a entrada no ano de 2017, numa grande festa de fim de ano que terá o seu epicentro na Portagem, mas que se estende a toda a Baixa da cidade, com diversos focos de entretenimento e muitos motivos para que Coimbra seja a melhor opção para festejar o novo ano.

O evento é o ponto alto do programa de animação “Luzes Sobre a Baixa de Coimbra | Natal e Fim de Ano 2016”, que irá animar a cidade entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro e que conta com um vasto leque de iniciativas culturais e desportivas.

A contagem decrescente para 2017 será assinalada na Portagem pelos famosos GNR – Grupo Novo Rock, que actuarão num concerto especial, de cerca de hora e meia, e que revisitará os 35 anos de grandes êxitos do grupo, em simultâneo com um espectáculo de fogo-de-artifício, lançado de vários pontos do rio Mondego.

Mas a noite não se esgota por aqui. Na Praça do Comércio, a proposta é também imperdível. A melhor dupla nacional de Djs, os Club Banditz, irá transformar esta icónica praça numa enorme e animada pista de dança, num espectáculo que promete surpreender e que, para além da melhor dance music, terá uma forte componente multimédia e vídeo. A enérgica dupla de Coimbra é considerada a grande revelação de 2015 e uma das maiores promessas da música de dança europeia.

A festa prossegue ainda em dois outros palcos da Baixa – na Praça do Comércio, com a já habitual noite revival, e no Terreiro da Erva, uma das novidades deste ano, onde se ouvirão sons mais populares. Todos os concertos serão de entrada livre.

Com o objectivo de trazer a festa à rua e a vários espaços da zona histórica – Património Mundial da Humanidade –, os restaurantes e cafés desta área da cidade serão convidados a juntar-se ao evento, abrindo as portas na noite da chegada de 2017.

Estes são os destaques da programação do evento (outras novidades do cartaz a anunciar posteriormente), que junta todos os ingredientes para levar muitos milhares de pessoas ao centro histórico de Coimbra e para fazer desta uma festa inesquecível, fomentando uma dinâmica de revivificação desta zona nobre da cidade.

A programação, que se estende por 37 dias, inclui iluminação de Natal, diversos concertos, um ciclo de cantares natalícios, actividades para crianças, visitas guiadas, teatro de rua, desfile de Pais Natal, arte circense, contos de Natal e presépios, entre tantas outras actividades, que têm lugar durante estas cinco semanas de programação.

Destaque, ainda, para o Ciclo de Cantares de Natal ao Menino, que decorrerá junto ao presépio de Cabral Antunes, no Edifício Chiado; para os Pequenos Concertos de Rua com Grupos Corais, na Praça 8 de Maio, junto à árvore de Natal; e para a Feira de Artesanato Urbano. A Casa da Escrita recebe ainda, entre outros, o evento Sabores da Escrita/Especial de Natal, e a Casa-Museu Miguel Torga o Cantar os Reis/Janeiras e a Oficina de Poesia de Natal, entre outras actividades.

A Câmara Municipal de Coimbra aguarda, ainda, os valiosos contributos das muitas associações e agentes culturais e desportivos da cidade, os quais contribuirão para valorizar ainda mais este programa. Brevemente será divulgado o programa completo das “Luzes sobre a Baixa de Coimbra | Natal e Fim de Ano 2016”.