Global Action Day comemorado na ETPC

No âmbito do Projecto Eco-Escolas, a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) comemorou, nos passados dias 26 e 27 de Abril, o Dia Internacional das Eco-Escolas.

 

Os Global Action Days (anteriormente designados por World Days of Action) visam dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas em todo o mundo, motivando-as para a comunicação e divulgação de algumas das muitas acções que se realizam em prol do ambiente.

Neste contexto, a brigada Eco-Escolas da ETPC participou em algumas actividades que tinham como objectivo fortalecer valores e comportamentos ecológicos a fim de permitir o desenvolvimento global dos alunos, proporcionando-lhes a aquisição de conceitos básicos de meio ambiente e ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras, no âmbito desta temática.

As alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial (brigada Eco-Escolas) pernoitaram nas Casas do Miradouro e Floresta Relíquia da Fundação da Mata do Buçaco de forma a poderem participar nas oficinas “Um abrigo para um morcego” e “À noite na Mata”.

A Mata Nacional do Buçaco constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo. Trata-se de uma herança secular, incomparável, por reunir relevância histórica, religiosa, militar, natural, paisagística, arquitetónica, cultural e mesmo de identidade nacional.

Com estas actividades todos os sentidos foram despertados, numa redescoberta da floresta e da biodiversidade nela presente, sendo abordados diferentes grupos de plantas e animais, a sua ecologia, os seus hábitos e importância para os ecossistemas e para o homem.

Sempre acompanhadas pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas da ETPC, Catarina Soares e Ana Fontes, as alunas participaram nas actividades com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço era francamente positivo e a experiência enriquecedora, tendo sido uma oportunidade de as alunas conviverem, de conhecerem locais de grande beleza e de exercerem uma cidadania activa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.