Gira Sol promove o exercício físico

Para grande parte das pessoas, o mês de Setembro significa o regresso às rotinas. As crianças voltam para a escola, as férias terminam para muitos e até o Verão se despede, trazendo o Outono e o frio.

Em Febres, Setembro também é sinal de recomeços, pelo menos para os utentes das aulas de Ginástica e de Actividade Física Sénior, promovidas pela Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres.

Com o intuito de meter “todos a mexer”, a Gira Sol põe ao dispor da comunidade estas duas actividades, que acontecem duas vezes por semana na Casa do Povo de Febres.

No caso da Actividade Física Sénior, dirigida aos mais velhos, as aulas decorrem às segundas-feiras, em dois horários distintos (9h30 e 10h15), e às quartas-feiras, às 9h15. A partir de Outubro estão também de regresso as aulas de hidroginástica nas Piscinais Municipais de Cantanhede, pelas 10h30 de quarta-feira.

Ao AuriNegra, a instrutora Mónica Gomes, responsável pela Actividade Física Sénior, explica que as aulas consistem essencialmente em “exercícios que privilegiam a manutenção da flexibilidade e a melhoria da capacidade cardiovascular, tudo isto com uma forte componente lúdica”.

À frente da AFS da Gira Sol desde a sua criação, em 2011, Mónica Gomes refere que o feedback dos seniores que participam na actividade tem sido muito positivo, “no sentido em que notaram melhorias depois de iniciarem as aulas. Para além disso, sentem-se com mais energia e mais optimistas na vida”.

Para quem prefere um tipo de exercício mais “mexido”, existem também as aulas de ginástica com a instrutora Marisol Domingues, que acontecem à segundas-feiras, pelas 20h00, e às quintas pelas 19h30. A trabalhar na área do fitness há mais de duas décadas, Marisol Domingues é conhecida pela sua energia contagiante e por juntar nas suas aulas um pouco das várias modalidades.

“Costumo introduzir movimentos das várias modalidades em que tenho formação, como é o caso do Step, Combat, Pilates e Treino Localizado”, explica-nos.

O objectivo, refere ao AuriNegra, “é que as pessoas usufruam da actividade física indispensável para uma vida saudável. Consoante a idade das pessoas, o treino é o adequado à condição. Todos os anos conto com cerca de 20 participantes. Tem sido uma adesão assídua e dedicada, pelo que aproveito a oportunidade para saudar os actuais e também os futuros alunos com carinho e amizade. Venham experimentar!”.

Os interessados em participar tanto na Actividade Física Sénior como na Ginástica deverão dirigir-se à Gira Sol, onde poderão inscrever-se assim como esclarecer dúvidas em relação aos pre- ços, horários, inscrições, ou material necessário.