Gandareses homenageados nos Carapelhos

Os povos da Gândara têm, desde sábado passado, 25 de Novembro, um monumento de homenagem na freguesia dos Carapelhos. Da autoria do escultor Alves André, o Monumento, oferecido pela Confraria Nabos e Companhia, é feito em bronze e tem como objectivo “representar a história, os valores e os elementos culturais nos quais foi afeiçoado o carácter do povo gandarês”.

Resultado de uma parceria entre a Confraria Nabos e Companhia, a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal de Mira, o monumento está inserido na nova praça da freguesia – junto à capela – e à qual foi dada o nome do actual Presidente da Junta de Freguesia, Gabriel Pinho.

Durante a manhã de sábado, foram várias as dezenas de pessoas que quiseram estar presentes nesta inauguração, que contou com a participação da Filarmónica Ressurreição de Mira e do Grupo Folclórico Varandas de São Bento, que animaram a festa à moda gandaresa. Depois das inaugurações e dos discursos houve ainda um almoço convívio, oferecido pela Confraria Nabos e Companhia.