Gabinete de Física da Universidade de Coimbra é “Sítio Histórico Europeu”

Amanhã (sexta-feira), dia 11 de Março, Luisa Cifarelli, da Sociedade Europeia de Física, desloca-se à Universidade de Coimbra (UC) para participar na cerimónia de inauguração da placa comemorativa da classificação do Gabinete de Física como European Historic Site of Physics (Sítio Histórico Europeu).

O evento, que conta também com a presença da Presidente da Sociedade Portuguesa de Física e do Reitor da Universidade de Coimbra, tem lugar às11h00, no Colégio de Jesus.

O Gabinete de Física da Universidade de Coimbra (UC) foi nomeado em 2014 como “EPS Historic Site” pela Sociedade Europeia de Física, tendo sido o primeiro local em Portugal a receber esta importante distinção, atribuída a locais na Europa que desempenharam um papel altamente relevante no desenvolvimento da física.

Actualmente integrado no Museu de Ciência da UC, o Gabinete de Física foi criado em 1772 durante a Reforma Pombalina e afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas que constituem uma colecção rara no mundo, refletindo de modo notável a evolução da Física durante os séc. XVIII e XIX.

Desde o passado dia 1 de Março, o Gabinete está aberto regularmente ao público, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.