Fundação Mata do Buçaco organiza concurso de fotografia

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) vai promover, entre 20 de Março de 2016 e 18 de Março de 2017, o concurso de fotografia “Bussaco nas quatro estações”.

De acordo com o presidente da FMB, António Gravato, “o principal objectivo do concurso, que contará com um júri presidido por um fotojornalista colaborador do New York Times e galardoado com o prémio World Press Photo 2013, é sensibilizar a população em geral para os valores da defesa do meio ambiente, da biodiversidade e do património cultural, visando a mobilização dos sentidos humanos para a capacidade de observação e valorização da Natureza, bem como a promoção do desenvolvimento e valorização de competências técnicas, artísticas e criativas no domínio da fotografia”.

Só serão admitidas a concurso imagens originais captadas por fotógrafos amadores, durante os 12 meses do certame, dentro dos muros da Mata Nacional do Buçaco, que retratem e enalteçam o património arquitectónico, histórico, religioso, cultural, florestal, biológico ou zoológico latente nos 105 hectares da Mata.

“Para além de vários prémios, os concorrentes, que terão de se inscrever até às 24 horas do dia 18 de Março, terão ainda direito a ver as suas imagens em exposições temáticas, que a FMB irá promover em espaços de eleição”, assegura António Gravato.

Em jogo estão prémios como uma máquina fotográfica Leica, cursos de fotografia na Escola Superior Artística do Porto e no Instituto Português de Fotografia e fins-de-semana no Palace Hotel do Bussaco e no Grande Hotel de Luso.

Os formulários de inscrição no concurso, condições técnicas de participação, especificações das fotografias, critérios de avaliação e toda a informação adicional referente ao certame podem ser consultados em www.fmb.pt ou solicitados por e-mail através de comunicacao@fmb.pt.

(Foto: Pedro Brito)