Funcionários do Município de Cantanhede participaram em acção de formação outdoor

Cerca de 90 funcionários da Câmara Municipal de Cantanhede e da Inova – EM estiveram envolvidos numa acção de formação outdoor de carácter sociocultural e recreativa.

Nesse sentido, a comitiva liderada pela vice-presidente da edilidade, Helena Teodósio, deslocou-se, no último fim-de-semana, aos concelhos de Grândola, Albufeira e Vila do Bispo, onde cumpriram um vasto programa de actividades organizadas em função de objectivos formativos habituais neste género de iniciativas.

A partir da constituição de 8 equipas, os participantes realizaram provas de orientação, peddy-paper e arborismo, no âmbito das quais tiveram de cumprir diversos exercícios teóricos e práticos destinados a fomentar as dinâmicas de grupo, o espírito de equipa e o sentido de entreajuda, tendo em vista o reforço das relações interpessoais e dos laços de amizade, bem como de fatores de motivação colectiva.

Na vertente sociocultural, a acção de formação contemplou actividades socioculturais e momentos de intercâmbio institucional com representantes das autarquias onde se desenrolaram as actividades.

No primeiro dia, o grupo foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carina Batista, a que se seguiu uma visita à mina do Lousal e respectivo museu. O programa prosseguiu depois no Município de Albufeira, cujos serviços camarários apoiaram a realização de algumas provas na cidade. No Município de Vila do Bispo, o destaque foi a visita ao promontório de Sagres e ao Cabo e ao Forte de S. Vicente, na sequência da qual houve uma recepção pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, seguido de um lanche oferecido pela autarquia algarvia.

A propósito desta iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cantanhede e dos Serviços Sociais, a vice-presidente da Câmara Municipal refere que “tudo foi feito para todos os participantes se sentirem verdadeiramente envolvidos no espírito de camaradagem que tem caracterizado todas as edições”. Helena Teodósio adianta que “o objectivo é intensificar o espírito de cooperação entre todos os colaboradores da autarquia, no sentido de fomentar a valorização da comunicação enquanto elemento fundamental das interações que se desenvolvem no seio das organizações, reforçando por essa via as dinâmicas favoráveis ao reconhecimento e à implementação de boas práticas”.