Funcionários do Município de Cantanhede participaram em acção de formação out-door no Alentejo

Cerca de 90 funcionários da Câmara Municipal e da INOVA- EM estiveram envolvidos na décima edição do Cantanhede Trophy, acção de formação outdoor promovida pelo pelouro dos recursos humanos, em parceria com os Serviços Sociais, que decorreu de 27 a 30 de Abril.

Liderada pela vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, a comitiva esteve durante o fim-de-semana nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo, Campo Maior, Elvas e Castelo de Vide, onde, além de várias actividades estruturadas em função de objectivos formativos habituais neste género de iniciativas, foi cumprido um exigente programa social.

Organizados em oito equipas, os participantes realizaram provas de orientação, peddy-paper e alguns desafios que incluíram exercícios teóricos e práticos de acordo com um guião previamente definido. Na mensagem que a vice-presidente da Câmara Municipal dirigiu aos intervenientes destacou “o sentimento generalizado de que o ambiente de sã camaradagem destas acções contribui para fortalecer a confiança mútua e o sentido de entreajuda entre os intervenientes”.

Segundo Helena Teodósio, “há sempre muito a ganhar com as dinâmicas formativas na área comportamental em vertentes como o trabalho em equipa, liderança e desenvolvimento profissional, sem esquecer o reforço das relações interpessoais. É sem dúvida uma boa forma de intensificar o espírito de cooperação e reforçar as dinâmicas favoráveis à implementação das melhores práticas que ambicionamos para a instituição que representamos”, sublinha a autarca.

Na vertente sociocultural, o Cantanhede Trophy contemplou momentos de intercâmbio institucional com representantes das autarquias onde se desenrolaram as actividades.

No primeiro dia, o grupo foi recebido pela presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortênsia Chegado Menino, numa sessão de cumprimentos e troca de lembranças. Depois dirigiu-se ao Município de Campo Maior para uma visita à Adega Mayor e ao Centro de Ciência do Café. Aqui o anfitrião foi o Comendador Rui Nabeiro, fundador da empresa cafeeira que detém a unidade pedagógica dedicada ao ciclo do café, que na ocasião esteve acompanhado pelo vice-presidente da autarquia campomaiorense, Sérgio Bicho. O programa de sexta-feira terminou já do outro lado da fronteira, em Badajoz, com uma passagem pelo núcleo urbano e pelo Museu do Carnaval.

No sábado, 28 de Abril, o dia foi passado em Évora, da parte da manhã com actividades radicais outdoor, à tarde com exercícios de condução de karting e, depois de um encontro com o vereador da Cultura, Eduardo Luciano. Prosseguiu à noite com uma prova de peddy-paper, “De Regresso às Origens”, que se desenrolou nos principais locais históricos da cidade, com a colaboração da autarquia eborense.

A última jornada do domingo (29), começou com a visita ao Museu Militar, em Elvas, seguida da recepção pelo líder do executivo camarário, Nuno Mocinha, e terminou em Castelo de Vide, cujo presidente da Câmara Municipal, António Pita, recebeu e acompanhou a comitiva cantanhedense numa visita guiada pela cidade. Antes do regresso a Cantanhede, a autarquia de Castelo de Vide ofereceu um lanche que culminou com a actuação do grupo de cante alentejano “Os Lagóias” de Portalegre.