Funcionários do Município de Cantanhede festejaram o Natal em almoço promovido pelos Serviços Sociais

O almoço de Natal dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Cantanhede (SSTCMC) foi mais uma vez marcado por um ambiente de forte confraternização. Promovido pela direcção da estrutura associativa que representa os recursos humanos da Câmara Municipal e da INOVA-EM, o convívio natalício decorreu no passado dia 10 de Dezembro, no salão polivalente do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, João Moura, da vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e dos vereadores Pedro Cardoso, Júlio Oliveira e Célia Simões, bem como do presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, António Patrocínio Alves.

Como habitualmente, o líder do executivo camarário usou da palavra para enfatizar “a importância do almoço de Natal dos Serviços Sociais enquanto momento de encontro das famílias de quem trabalha no universo desta grande instituição constituída pela Câmara Municipal e pela INOVA. Todos juntos também nós somos uma grande família, uma família que partilha objectivos comuns na prestação de serviços públicos de qualidade e na elevação dos padrões de qualidade de vida no concelho”, sublinhou João Moura.

O autarca felicitou ainda a direcção dos Serviços Sociais pelo cuidado que mais uma vez demonstrou na organização desta festa de confraternização que evidencia o espírito de grupo e que acentua o sentimento de força coletiva favorável à superação dos desafios que enfrentamos no nosso dia-a-dia”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O programa do almoço de Natal incluiu várias iniciativas, designadamente a actuação da Tuna dos Serviços Sociais, a entrega de prendas aos filhos dos funcionários e o sorteio de cabazes de Natal entre os presentes. Outro ponto alto foi a entrega dos prémios dos torneios organizados pelos Serviços Sociais com a participação de diversas equipas representativas dos diversos sectores da autarquia.

O almoço de Natal dos SSTCMC é uma tradição antiga que se insere nos objectivos da associação, cuja constituição remonta a 1982, com a apresentação do primeiro projecto de estatutos e regulamento na reunião extraordinária do executivo camarário de 29 de Dezembro.

A de 1 Julho de 1983, a Câmara Municipal deliberou manifestar disponibilidade para conceder um subsídio logo que fosse adquirida personalidade jurídica à associação, o que veio a acontecer algum tempo depois, com a obtenção do cartão provisório de identificação tendo passado a beneficiar de um subsidio camarário anual na sequência disso, destinado a comparticipar as diversas atividades desenvolvidas pela associação.

Com a constituição da INOVA-EEM, em 2002, houve uma alteração dos estatutos para que a denominação da entidade passasse a incorporar também a referência aos trabalhadores da empresa municipal e, mais recentemente, em 22 de Junho de 2011, foi novamente alterado o seu regulamento.

Nos termos do normativo em vigor, os sócios usufruem dos benefícios que advêm dos diversos protocolos assinados com organismos públicos e privados, nomeadamente utilização de equipamentos desportivos e culturais, seguros, especialidades médicas entre outros, situação que abrange os familiares que, fazendo parte do agregado, vivam em comunhão de mesa e habitação e não usufruam de idênticas regalias em quaisquer instituições de previdência.

Para além da sua função de assistência de carácter mutualista, os Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Cantanhede e da INOVA-EEM promovem regularmente acções e actividades de índole cultural, recreativa e social direccionadas para o universo dos colaboradores do município.