Fórum D 2016 debate carência da Vitamina D em Portugal

Com o intuito de partilhar conhecimentos sobre a Vitamina D e debater a carência desta Vitamina em Portugal, realiza-se no sábado, dia 15 de Outubro, em Coimbra, a 2.ª edição do Fórum D. Este ano será apresentado o primeiro estudo de âmbito nacional sobre a carência de Vitamina D.

Este fórum, presidido por José António Pereira da Silva, tem como principal objectivo reforçar o conhecimento sobre a Vitamina D e entender a sua influência nas variadas especialidades médicas: obstetrícia e ginecologia, pediatria, infeciologia, endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria e reumatologia. A problemática da carência da Vitamina D, como problema de saúde pública, e as estratégias para a sua correção serão temática central neste fórum.

Ao longo dia, para abordar estes temas, serão realizadas um conjunto conferências e discussões por médicos de cada especialidade referida: Dr. Cláudio Rebelo (conferência “Vitamina D na gravidez e na lactação”), Dra. Rita Cardoso Rebelo (conferência “Vitamina D do recém-nascido ao adulto”), Dr. Joaquim Oliveira (conferência “Vitamina D e infeções”), Dra. Sónia Batista (conferência “A importância da Vitamina D na Esclerose Múltipla”) e Dra. Susana Renca (conferência “Vitamina D e as perturbações do Humor”).

O Fórum D conta este ano com um orador internacional, o Professor Christel Lamberg-Allardt, da University of Helsinki & World Public Health Nutrition Association, liderando a conferência “Vitamin D Deficiency: Epidemiology and Health Policies across the World”.

Esta 2.ª edição do Fórum D terá ainda a apresentação do primeiro estudo de âmbito nacional “Carência de Vitamina D em Portugal”, pela Dra. Cátia Duarte, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.