Festas de Vagos com Leandro e Matias Damásio

Como já vem sendo tradição, e no seguimento de uma forte aposta na promoção e divulgação do Município, tanto na área da Cultura como do Turismo Religioso, a Câmara Municipal de Vagos realiza, entre os dias 2 e 6 de Junho, as Festas de Vagos, em Honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos, juntamente com uma Mostra Cultural.

O evento realiza-se, maioritariamente, no centro da Vila de Vagos, no Jardim S. Sebastião, Anfiteatro Municipal e Biblioteca Municipal. A abertura oficial deste espaço cultural está marcada para as 20h, do dia 2 de Junho.

Do programa, merecem especial destaque as cerimónias religiosas, que têm início no dia 4 de Junho, pelas 16h00, com a missa solene, na Igreja Matriz de Vagos, seguida da Procissão do Divino Espírito Santo, às 17h30. No dia seguinte, 5 de Junho, dia do município, realiza-se, pelas 10h00, a tradicional peregrinação à Nossa Senhora de Vagos, com missa solene às 11h00. Pelas 16h00, o Santuário de Vagos recebe, ainda, a bênção e distribuição do Bodo. À noite, pelas 21h, tem início a Procissão das Velas, que sai do Santuário de Vagos em direção ao centro da Vila.
Ao longo dos cinco dias, vão decorrer ainda outras actividades:

 

Dia 2: Entrega de prémios do Concurso Literário João Grave (18h390h) e Fado Cruzado (21h30)

Dia 3: Telaguinho – Contador de Histórias (15h30), Canções Tardias com a Filarmónica Vaguense (16h), Festival de Folclore (17h), Video Mapping (21h), Tributo a Queen com One Vision (23h) e DJ´s US2 (00h45)

Dia 4: Vídeo Mapping (21), concerto da Banda Vaguense (22h), espectáculo musical com Leandro (23h), Espetáculo Pyromusical (00H30) e DJ Martinez (00h45)

Dia 5: Academia Artes 1.ª Posição (15h30), grupo musical TV5 (22h) e espectáculo musical com Matias Damásio (23h15)

Dia 6: Sardinhada de São João com Ricardo Silva (15h00), Cavaquinhos do Areão (20h30), Tuna da Universidade Sénior (21h) e grupo musical FAX (23h).

Em permanência estarão ainda disponíveis os espaços dedicados ao artesanato, cultura e gastronomia que se encontram no Jardim de São Sebastião, junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Vagos. Haverá também um espaço gastronómico, dinamizado por associações locais.

No evento, estarão representadas as Juntas de Freguesia, os Estabelecimentos Escolares, IPSS, Associações Humanitárias, Ambientais, Culturais e Desportivas e haverá ainda um espaço recreativo com insufláveis, dedicado aos mais novos. Ao mesmo tempo, estará patente, na Biblioteca Municipal, a exposição de pintura de Sandra Ferro.

De acordo com o município, “as Festas de Vagos, realizam-se em parceria com a comunidade e associações locais que, em conjunto, contribuem de forma decisiva para o sucesso desta iniciativa”.