Festa do Desporto juntou atletas, equipas e dirigentes do concelho

Mais de 500 pessoas participaram na Festa do Desporto, evento organizado pelo Município de Cantanhede para celebrar a actividade dos agentes desportivos do concelho e, em simultâneo, premiar os clubes, atletas, técnicos e dirigentes que mais se destacaram na época de 2017/2018.

Realizada no salão dos Bombeiros Voluntários, no passado sábado, 10 de Novembro, a gala contou ainda com vários momentos de animação a cargo das classes de ballet e de hip-hop da Sociedade Columbófila Cantanhedense e de uma equipa de Ginástica Aeróbica da Academia CantanhedeGym.

Numa mensagem dirigida aos presentes, a presidente da Câmara Municipal começou por assinalar “a pujança do fenómeno desportivo no concelho, em resultado do talento e do esforço dos atletas, da orientação dos técnicos e do meritório trabalho das entidades e das pessoas que, quantas vezes com sacrifício pessoal, cuidam de assegurar à população, e muito particularmente aos jovens, condições para uma prática desportiva regular”.

Segundo a autarca, o objectivo da iniciativa é “prestar a devida homenagem a todos quantos, directa ou indirectamente, dão expressão ao desporto representa hoje no Município de Cantanhede, premiando aqueles que de algum modo se evidenciaram em função dos resultados obtidos ou de outros aspetos que merecem ser alvo de reconhecimento particular”.

 

Helena Teodósio considera que “a importância e o alcance da função social do desporto fundamenta o investimento da autarquia neste campo, razão pela qual há uma aposta na qualificação e reforço da rede de infraestruturas e equipamentos desportivos, bem como no apoio à actividade dos clubes e associações”. O objectivo é “potenciar a utilização dessa rede ao serviço das comunidades e assegurar que são rentabilizados em prol da crescente evolução do desporto no concelho”, afirmou a líder do executivo camarário, adiantando que “no orçamento para 2019 estão inscritas verbas apreciáveis para essas duas vertentes”.

Terminada a alocução da presidente da Câmara Municipal, coube ao vereador do Desporto, Adérito Machado, conduzir a cerimónia de entrega de prémios atribuídos com base em normas definidas para o efeito, por um júri constituído por Maia Gomes, antigo vereador do Desporto e actual vice-presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, Arnaldo Carvalho, na qualidade de ex-dirigente associativo, Carlos Ferreira, campeão nacional de orientação em BTT, Vasco Vaz, Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e Ricardo Sousa, jornalista desportivo.

Os vencedores foram decididos a partir de uma lista de quatro nomeados em cada uma das categorias de Equipa do Ano, Atleta do Ano, Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Associação do Ano, Evento Desportivo do Ano e ainda Prémio Incentivo, tendo os restantes nomeados recebido menções honrosas. No decurso da cerimónia foram ainda atribuídos Diplomas de Mérito Desportivo a 35 colectividades, 28 Menções Honrosas na modalidade de Desportos Colectivos e 14 Menções Honrosas em Desportos Individuais a vários outros atletas ou equipas que se distinguiram pelos resultados obtidos na época 2017/2018.

José Conceição dos Santos recebeu Prémio Dedicação

Além dos prémios atribuídos pelo júri, o Município de Cantanhede distinguiu José da Conceição dos Santos com o Prémio Dedicação, este por decisão da Câmara Municipal, com o objetivo de homenagear um percurso de vida que se confunde com o das instituições a que se dedicou de forma empenhada e desinteressada.

José da Conceição dos Santos é uma das figuras desportivas mais importantes da columbofilia do país, conforme comprova o seu brilhante palmarés, constituído por inúmeros troféus nacionais e internacionais, entre os quais o título de Campeão Olímpico, na categoria de Fêmeas Standard, conquistado nas Olimpíadas do Porto, em 2005, competição em que contribuiu decisivamente para a consagração de Portugal como Campeão Olímpico por países.

Actual sócio n.º 1 da Sociedade Columbófila Cantanhedense, “Zé Santos” é o dirigente mais antigo em permanente atividade no meio columbófilo e o que mais vezes ocupou cargos diretivos dentro da coletividade, além de ter feito parte dos órgãos sociais da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra por diversas ocasiões.

Foi também, nas décadas de 1950 e 1960, um categorizado futebolista serviço do Clube de Futebol “Os Marialvas”, único clube que representou oficialmente como jogador, tendo sido um dos obreiros da subida à 2.ª Divisão Nacional e da permanência nesse escalão, entre outras importantes conquistas.

Terminada a sua carreira de jogador, assumiu durante vários anos as funções de treinador de equipas jovens do Clube de Futebol “Os Marialvas” e orientou também alguns clubes do concelho de Cantanhede, nomeadamente o União Desportiva da Tocha, o Febres Sport Clube e o Centro de Cultura e Recreio de S. Caetano.

  • Prémio Equipa do Ano

VENCEDOR: Equipa sénior feminina de Futsal do Clube Desportivo de Ourentã

OUTROS NOMEADOS: Equipa sénior feminina de basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Equipa de Iniciados de Futebol Masculino do Clube de Futebol Marialvas e Equipa Sub 19 de Futebol Feminino da União Recreativa de Cadima.

  • Prémio Atleta do Ano

VENCEDOR: Diogo José (Atleta de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense)

OUTROS NOMEADOS: Jorge Sequeiros (Atleta de Tiro do Clube de Futebol Marialvas), Maria Dias (Atleta de Ginástica Aeróbica da Academia CantanhedeGym) e Xavier Rato (atleta da Girasol na modalidade de Atletismo).

  • Prémio Treinador do Ano

VENCEDOR:  Ricardo Antunes

OUTROS NOMEADOS: Nuno Duarte (Treinador da Equipa de Iniciados do Clube de Futebol Marialvas), Sofia Ferreira (Treinadora da Equipa de Futsal Feminino do Clube Desportivo de Ourentã), Vanda Dias (Treinadora Principal da Academia CantanhedeGym).

  • Prémio Dirigente do Ano

VENCEDOR: Carlos Sérgio Negrão

OUTROS NOMEADOS: Carlos Sérgio Negrão (Clube de Futebol Marialvas)

João Dias (Academia CantanhedeGym), Lurdes Silva (Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e Vítor Catarino (Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres)

  • Prémio Evento Desportivo do Ano

VENCEDOR: 5ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica

OUTROS NOMEADOS: Cantanhede Ladies Open (Clube Escola de Ténis de Cantanhede, Festa Distrital do Minibasquete (Secção de Basquetebol da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense), Torneio de Verão da União Desportiva da Tocha.

  • Prémio Associação do Ano

VENCEDOR: Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense,

OUTROS NOMEADOS: Academia CantanhedeGym

Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Clube de Futebol Marialvas e Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres.

  • Prémio Incentivo

VENCEDOR: Clube União Vilanovense

OUTROS NOMEADOS: Clube União Vilanovense, Centro Rovisco Pais (Projeto + DESPORTO e Desporto Adaptado), Grupo Desportivo de Sepins e Sporting Clube Povoense.