Festa do Cinema Francês chega à 18.ª edição e a doze cidades

O Institut Français du Portugal, a Embaixada de França e a rede das Alliances Françaises em Portugal vão voltar a organizar mais uma edição da Festa do Cinema Francês, que se vai realizar de 5 a 12 de Novembro, em 12 cidades.

A inauguração terá lugar em Lisboa a 5 de Outubro, onde permanecerá até dia 15, partindo depois para as restantes cidades, de norte a sul do país. Em Coimbra acontece de 17 a 22 de Outubro.

De acordo com a organização, “este é um momento privilegiado para ver o que de melhor e mais recente se produz cinematograficamente em França nos diferentes géneros, mas não só. Para além das várias antestreias, a Festa do Cinema Francês marca encontro com a cinematografia de autores consagrados, como é o caso da retrospectiva de Jean-Pierre Melville na Cinemateca Portuguesa, no âmbito de uma parceria/colaboração estabelecida desde a primeira hora”

“Será uma oportunidade para ver ou rever filmes que marcaram a sua carreira, assinalando igualmente o centenário do seu nascimento”, refere uma nota enviada à Comunicação Social.

Depois do sucesso do ano passado, o cinema independente francês vai estar de volta numa renovada parceria com a ACID- Association de Cinéma indépendant pour sa Diffusion, um ciclo e masterclasses. Haverá igualmente uma programação paralela que será divulgada em breve.

Toda a programação, presença de artistas e outras surpresas serão anunciadas em conferência de imprensa que se realizará a 21 de Setembro, na Plataforma Revólver, e que coincidirá com a inauguração da exposição « Lights, camera, action ! !Retratos do cinema », da autoria de Renaud Monfourny, prestigiado fotógrafo da revista de culto, « Les Inrockuptibles » / Les Inrocks.