Festa Distrital do minibasquete voltou a ser um êxito

Realizou-se no dia 3 de Junho, no Pavilhão Marialvas, a Festa Distrital do Minibasquete 2017. Esta foi a 7.ª vez consecutiva que a cidade de Cantanhede recebeu esta competição, organizada pela Secção de Basquetebol da Associação Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, e que contou com a participação de vários clubes pertencentes à Associação de Basquetebol de Coimbra.

No evento desportivo participaram 12 clubes, representados pelas equipas dos diferentes escalões Sub 8, Sub 10 e Sub 12, nomeadamente a Academia Basquete, B. C. Condeixa, C.A.D., Tábua Basquete, Associação Académica de Coimbra C. I. Montemor – o -Velho, Ginásio Figueirense, Lousanense, Olivais, Sampaense, Escola Secundária Bernardino Machado da Figueira da Foz e as equipas da Associação organizadora.

Ao longo de todo o dia, os participantes realizaram vários jogos nos respectivos escalões, utilizando os três campos montados no pavilhão e os dois ao ar livre. Houve ainda jogos entre pais e filhos, onde a adesão, “assim como a animação”, foi bastante.

Para além dos jogos de Minibasquete, todas as crianças participantes, ao longo do dia, tiveram a oportunidade de participar nas actividades lúdicas que decorreram no Parque de S. Mateus em Cantanhede, no âmbito da festa da criança.

De acordo com a organização, “no total, participaram neste evento cerca de 380 crianças acompanhados pelos seus directores e treinadores, colaboradores e familiares, que manifestaram o seu agrado com a excelente organização, referindo que a cidade de Cantanhede oferece condições excelentes para dinamizar este tipo de actividades”.

A Vice-presidente da CM de Cantanhede, Helena Teodósio, teve a oportunidade de acompanhar as actividades, deixando algumas palavras de incentivo aos organizadores.

Para além da autarca, os responsáveis por esta festa receberam igualmente Luís Santarino, Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, que se fez acompanhar pelo seu director técnico Luciano Rodrigues.

Na Cerimónia de Encerramento, a organização contou ainda com a presença de Sérgio Rosmaninho, director técnico do Comité Nacional de Minibasquete da Federação Portuguesa de Basquetebol, que, com a colaboração de alguns treinadores e dirigentes dos clubes participantes, distribuiu a lembrança do Comité Nacional de Minibasquete aos atletas de cada equipa.

Durante a cerimónia, Jacinto Silva, dirigente da Sociedade Columbófila, agradeceu a presença de todos os atletas, treinadores, dirigentes, deixando uma saudação “às famílias dos pequenos atletas, que os acompanharam ao longo de todo o evento, incentivando, com grande espirito de Fair Play, ao Município de Cantanhede, à União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e a todos as empresas que colaboraram na iniciativa”.

Jacinto Silva deixou ainda uma palavra de grande agradecimento “pela colaboração prestada pela direcção da Associação de Basquetebol de Coimbra e em particular pela dedicação e apoio do seu Presidente Luís Santarino”