Festa de final de ano do Agrupamento de Escolas de Mira promoveu encontro de culturas

Na passada sexta-feira, dia 3 de Junho, o Agrupamento de Escolas de Mira assinalou o final do ano lectivo com uma festa dedicada ao tema “Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu”.

Durante toda a tarde, o agrupamento promoveu uma verdadeira viagem pelo mundo, remetendo para os costumes, trajes e sabores de países como o Brasil, França, Suíça, Venezuela, China, Ucrânia, entre outros.

A iniciativa teve lugar na EB de Mira e contou com a presença de centenas de pessoas, entre alunos, professores, funcionários, pais, familiares e amigos.

Durante a festa foram várias as intervenções dos alunos, em actuações musicais, mostras de dança e até num desfile de trajes dos vários países representados. Ao mesmo tempo, pairava no ar o cheiro a guloseimas e outros petiscos, que os alunos mais velhos fizeram questão de dar a conhecer aos participantes.

Alunos de Mira são Heróis da Fruta

Antes de dar início à festa de final do ano lectivo, teve lugar a entrega dos diplomas de participação no projecto “Heróis da Fruta” aos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico participantes.

Em palco, Mário Silva, representante nacional do projecto, acompanhado pelas mascotes Sushi e Yago, chamou cada uma das turmas participantes, para lhes entregar os diplomas oficiais que marcam a sua participação naquele que é o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal. Em alguns casos, os grupos apresentaram ainda o “Hino da Fruta”, que criaram propositadamente para o momento.

Presentes estiveram também vários membros da autarquia de Mira, parceira da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil neste projecto.

Durante a sua intervenção o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, reforçou a “necessidade das crianças comerem fruta diariamente”. O edil aproveitou ainda a ocasião para agradecer à APCOI “pelo excelente trabalho”, dando a garantia de que para o ano Mira voltará a estar novamente envolvida no projecto.

Nélson Maltez, vereador da Educação da CM de Mira, elogiou a iniciativa: “Enche-me a alma ver este recinto cheio. Este projecto significa que nós autarcas somos preocupados com as nossas crianças e isso passa por nos preocuparmos em lhes darmos uma alimentação saudável”.

O projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é uma iniciativa de intervenção educativa de âmbito nacional promovida pela APCOI, que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerirem mais fruta diariamente, uma vez que este consumo encontra-se actualmente abaixo do desejável.

Na verdade, de acordo com os resultados do primeiro Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial de Saúde, de 2008, apenas 2% das crianças portuguesas comem fruta fresca todos os dias e mais de 60% nunca come fruta fresca. A origem para este baixo consumo poderá estar na escassez da introdução de fruta nas refeições durante a primeira infância, o que dificulta o processo das crianças se habituarem a esses sabores.

No entanto, não comer fruta em quantidade suficiente tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo.