Fernando Regateiro recebe medalha de mérito do Governo de Cabo Verde

No passado dia 19 de Abril, Fernando J. Regateiro, professor catedrático de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi agraciado, pelo Governo da República de Cabo Verde, com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Educativo.

A cerimónia teve lugar no Palácio do Governo, tendo sido presidida pelo Primeiro-Ministro cabo-verdiano, José Maria Pereira Neves, que também procedeu ao acto de condecoração.

Sem títuloEsta condecoração destina-se a destacar e enaltecer os que, com “dedicação, empenho, comprometimento, elevado grau de responsabilidade e brio profissional, contribuíram, de forma decisiva, para a consolidação e a melhoria da Inovação, Ensino Superior e Investigação Científica em Cabo Verde”, resultando, da sua acção, “benefícios e ganhos extraordinários para os estudantes, investigadores e a sociedade em geral”.

Fernando Regateiro está ligado ao processo de instalação do ensino da Medicina em Cabo Verde, desde 2009, ano em que visitou este País, a convite do Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Lima, para proferir duas conferências sobre a “Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

Para o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Regateiro é o “pai” do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade de Cabo Verde, por parte da Universidade de Coimbra, como afirmou no discurso proferido na cerimónia inaugural do Mestrado, em Outubro de 2015.

Actualmente, Fernando Regateiro é o coordenador-geral do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade de Cabo Verde, em representação da Universidade de Coimbra e da sua Faculdade de Medicina.

Na Faculdade de Medicina de Coimbra é regente de Genética, membro do Conselho Científico e da Comissão de Acompanhamento da Reforma e coordenador da área de cooperação internacional. É ainda coordenador da rede de infraestruturas UCGenomics, da Universidade de Coimbra.

É académico titular da Academia Portuguesa de Medicina, membro do Grupo de Trabalho para a Reforma Hospitalar, do Ministério da Saúde do Governo de Portugal, e presidente do Conselho para a Cooperação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde.

Também é autor do livro “Manual de Genética Médica”, co-autor de 15 livros, entre os quais “HUC, 4 Anos de Gestão e o Futuro”, e autor ou co-autor de mais de 200 trabalhos científicos.