“Férias activas” deram vida à pausa escolar do Verão

Foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que, através do grupo coordenador e de alguns docentes das actividades de enriquecimento curricular, proporcionaram um programa de ocupação de tempos livres no período de pausa escolar.

A iniciativa, que consistiu na promoção de diversos jogos lúdicos, contou com a parceria dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima de Faria e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ançã e com o apoio do Município de Cantanhede e da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

O programa incluiu várias actividades físicas e jogos colectivos. “As crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, futebol, jogos tradicionais, natação, hip-hop entre outras”, refere nota da ASSSCC.

No plano mais cultural, as crianças visitaram o pombal do Associado n.º 1 da Columbófila, José Santos, tornando-se columbófilos por umas horas. Visitaram ainda a Biblioteca Municipal e o Museu da Pedra, no qual realizaram diversas actividades educativas.

Para aproveitar de uma forma lúdica a pausa escolar, as crianças participantes tiveram também a oportunidade de, por várias vezes, frequentarem as piscinas fluviais de Olhos da Fervença, de Ançã e das Sete Fontes, bem como a Praia da Tocha e de visitar as instalações da APPACDM, onde praticaram diversas actividades radicais com destaque para a subida à torre e a prática do rapel e do slide.

As “oficinas” instaladas na Ludoteca do Pavilhão Marialvas, gentilmente cedida pelo Município de Cantanhede, permitiram também, às crianças desenvolver um conjunto de jogos, com forte componente na “dinâmica de grupos” e que lhes proporcionou também de forma divertida e informal a ocupação do seu tempo neste programa.

Para além dos animadores e responsáveis do CTL, os participantes contaram com o trabalho e a colaboração de alguns docentes das actividades de enriquecimento curricular, que acompanharam as actividades e visitas efectuadas.