Feriado Municipal de Cantanhede assinalado com homenagens, medalhas e uma boa notícia

A partir de Janeiro de 2017 o Tribunal de Cantanhede vai voltar a ter competências no segmento de família e menores. A garantia foi da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, que anunciou a decisão do governo durante a sessão solene do Dia da Cidade de Cantanhede, que teve lugar a 25 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

IMG_0693

“O Governo não pode deixar de considerar que os tribunais de família e menores protagonizam uma esfera jurisdicional de natureza ímpar na relação de proximidade entre os tribunais e os cidadãos”, referiu Helena Ribeiro, que se manifestou satisfeita pelo convite para participar na cerimónia: “Cantanhede é um bom exemplo de evolução e modernidade. Este é um dia em que se celebra o passado e as tradições mas também o futuro que aí vem, cheio de sucessos”.

Ainda antes de ter conhecimento da decisão do governo, o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, aproveitou a presença da secretária de Estado com a pasta da Justiça para expressar a sua opinião relativamente ao esvaziamento de competências do Tribunal da Comarca de Cantanhede, que aconteceu em 2012 no âmbito da Lei de Organização do Sistema Judiciário.

“Como sabe, alimentamos a expectativa da reversão do actual estatuto do Tribunal de Cantanhede, que ficou resumido a Instância Local com uns quantos processos de competência genérica, desdobrada em cível e criminal, situação tanto mais incompreensível quanto se sabe que o tribunal dispõe de muito boas instalações”, referiu João Moura dirigindo-se a Helena Ribeiro.

O tema foi ainda abordado pelo presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, José Maia Gomes, e pela Comissão Política Concelhia do PS de Cantanhede, que entregou em mão à governante uma carta a solicitar a reposição das competências do tribunal.

 

Excelência premiadaIMG_0669

Durante a sessão solene, segundo João Moura “um momento de regozijo, entusiasmo e orgulho”, foram várias as homenagens realizadas a pessoas,
entidades e empresas que se destacaram em diversas áreas.

A primeira foi para os funcionários do Município, da Câmara Municipal e da Inova, que completam 25 anos de serviço em funções públicas. Anabela Santos, Luís Henriques, Margarida Santos, Maria Rodrigues e Natércia Conceição foram homenageados, como justificou João Moura, “por servirem a autarquia com profissionalismo, sentido de responsabilidade e participação empenhada no processo de desenvolvimento do concelho”.

IMG_0675Seguiu-se a entrega do Prémio Professor Doutor Lima de Faria a Rodrigo Miguel Pereira Martins, o aluno que terminou com melhor média (19,7 valores) o ensino secundário no concelho de Cantanhede, durante o ano lectivo de 2014/2015.

 

“Não creio que haja alguém nesta sala que fique indiferente ao significado da nota obtida por Rodrigo Martins e que justifica a atribuição do prémio instituído pelo município de Cantanhede para de algum modo recompensar o talento, o esforço e o mérito dos nossos jovens estudantes”, frisou o autarca, que entregou ao agora aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra o diploma de vencedor e ainda um cheque no valor de 750 euros.IMG_0681

Quem também foi homenageado, ainda que noutra vertente, foi o Ançã Futebol Clube. Com 75 anos de história o “Ferryaço” recebeu a Medalha de Mérito Desportivo – Grau Prata, atribuída pela Câmara Municipal, pelos “ relevantes serviços prestados no fomento do desporto e na promoção dos valores que devem prevalecer na prática desportiva”.

“Fundado em 1 de Maio de 1941, o Ançã Futebol Clube evidencia um estatuto que prestigia o concelho, não apenas em virtude do importante palmarés conquistado nas provas em
que participou desde a sua origem, mas também, e sobretudo, pela mobilização de sucessivas gerações de jovens para a prática do futebol e de algumas outras modalidades, com todos os benefícios daí decorrentes ao nível da qualidade de vida e da sua formação desportiva e cívica”, concluiu o edil.Pag12_PME

Durante a cerimónia, o Município procedeu ainda à entrega de uma placa de reconhecimento às empresas do concelho distinguidas pelo IAPMEI com o Prémios PME Excelência/2016. Foram elas a Mário Miranda de Almeida (ORIMA), José Aniceto & Irmão, Sobrais, Cadimarte, Restaurante Fininho e a Sociedade Duartes.