Febres e Cantanhede recebem 38.º Festival de Folclore da Região da Gândara

O Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede organiza, pela 38.ª vez, o Festival de Folclore “Região da Gândara”. O evento decorrerá em dois dias distintos: No sábado, 21 de Maio, em Febres, e no domingo, dia 22, em Cantanhede.

De acordo com uma nota enviada pelo Cancioneiro de Cantanhede,

“trata-se de um Festival Nacional de Folclore que todos os anos envolve, no final de Maio, a presença em Cantanhede de três grupos folclóricos nacionais de reconhecida qualidade, que nos trazem as vivências dos seus antepassados num trabalho de recolha que cada um deles desenvolveu na sua região”.

Este ano estarão presentes, para além do grupo organizador, uma representação das Terras da Feira – Rancho Regional da Vila de Lobão, outra do Ribatejo – Rancho Folclórico da Casa Povo de Glória do Ribatejo e ainda do distrito de Portalegre – Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sôr.

No dia 21 acontece, em Cantanhede, a recepção aos grupos assim como um circuito turístico pela cidade. Às 22h00, os quatro grupos participantes sobem ao palco na vila de Febres.

Já no Domingo, haverá pelas 9h30, em Cantanhede, uma oficina de dança e convívio.

Pelas 10h00 acontece, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, um colóquio intitulado “Roteiro de tradições”. Depois de almoço, a partir das 15h00, os grupos convidam todos a assistirem a uma reconstituição de tradições e danças no Parque da Cidade.