Febres e Cantanhede recebem 38.º festival da “Região da Gândara”

Este fim-de-semana, 21 e 22 de Maio, a vila de Febres e a cidade de Cantanhede vão ser palco da 38.ª edição do Festival de Folclore “Região da Gândara”.

O certame, organizado pelo Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, trata-se de um evento nacional de folclore que todos os anos envolve, no final de Maio, a presença no, concelho de Cantanhede, de três grupos folclóricos nacionais de reconhecida qualidade.

Este ano estarão presentes, para além do grupo anfitrião, uma representação das Terras da Feira – Rancho Regional da Vila de Lobão, outra do Ribatejo – Rancho Folclórico da Casa Povo de Glória do Ribatejo e ainda do distrito de Portalegre – Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sôr.

De acordo com uma nota do Cancioneiro, “o programa prevê uma excelente movimentação dos grupos, que nos darão a conhecer as suas regiões e ficarão a conhecer a nossa terra”.

Pela primeira vez, o festival divide-se por duas localidades. Deste modo, amanhã (sábado), arranca em Cantanhede com a recepção aos grupos e um circuito turístico pela cidade. As actuações acontecem pelas 22h00 na Praça Florindo José Frota, em Febres.

No domingo, pelas 9h30, Cantanhede é palco de uma oficina de dança, à qual se segue um colóquio, na Biblioteca de Cantanhede, intitulado “Roteiro de tradições”.

A tarde fica reservada para um momento de reconstituição de tradições e danças dos vários grupos, no Parque da Cidade.