Fafá de Belém, Matias Damásio e Diogo Piçarra na Mealhada

Fafá de Belém, Diogo Piçarra e Matias Damásio são os cabeças de cartaz da FESTAME, a Feira do Município da Mealhada, que irá decorrer, entre 8 e 16 de Junho, no Complexo Desportivo da Mealhada.

Serão nove dias de festa com novas áreas, como a street food, uma fun zone dedicada ao Mundial de futebol, com reforço da área infantil e um terceiro palco com karaoke e dj a finalizar todas as noites do certame.

Se em 2017 a FESTAME deu um salto qualitativo ao optar por incluir no cartaz uma banda internacional – Gene Loves Jezebel -, nesta edição o cartaz inclui artistas de três continentes: Fafá de Belém, que vem do Brasil para actuar numa terra profundamente ligada àquele país (o carnaval luso-brasileiro da Bairrada realiza-se na Mealhada); Matias Damásio, que vem de Angola para encerrar o cartaz de animação da feira com os sons africanos; Diogo Piçarra, Paulo Sousa, be-dom, Pama, Átoa, Rui Drumond, Rouxinol Faduncho e Cuca Roseta, que irão representar a melhor música portuguesa da actualidade.

A FESTAME terá ainda uma Gala das Escolíadas, uma produção que envolve mais de mil jovens dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Noutro dia do certame, o palco principal será dado aos novos valores da música portuguesa, com um concurso de bandas, cujo primeiro prémio é a gravação de um disco, a pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música e quinhentos euros (em dinheiro).

Nesta edição de 2018 mantêm-se os nove dias de festa, mas há diversas novidades relativamente aos anos anteriores. O recinto – junto ao Complexo Desportivo da Mealhada – foi reestruturado de forma a criar uma área de street food e terá também uma fun zone que transmitirá os jogos do Campeonato Mundial de Futebol, que se inicia a 14 de Junho e inclui o jogo estreia de Portugal, dia 15 de Junho, num ambiente de festa criado pela Sagres (cerveja oficial). No final da FESTAME a fun zone passará para o jardim frente à Câmara Municipal da Mealhada até ao final da competição.

A área infantil da FESTAME será reforçada, com diferentes propostas para as crianças, e haverá ainda um terceiro palco, junto à street food, dedicado ao karaoke. O palco 2, como habitualmente, está reservado para as colectividades e grupos do concelho, com propostas tão diversificadas como o folclore, os coros, filarmónicas ou escolas de samba.

Com todas estas propostas, a comissão organizadora da Festame acredita estarem criadas condições para garantir uma maior atractividade ao recinto e potenciar as visitas aos sectores de exposição comercial, industrial, agrícola, automóvel, à área de artesanato e à de gastronomia local, a cargo das instituições particulares de solidariedade social do município, que totalizam mais de uma centena de espaços.

Como habitualmente, o acesso ao recinto e aos espectáculos será gratuito. A Câmara Municipal da Mealhada mantém este aspecto diferenciador das restantes feiras/ festas da região, procurando que estes dias, além de potenciarem a economia local, sejam de encontro e de festa dos mealhadenses e dos milhares de pessoas que se deslocarão à Mealhada para assistir aos seus grupos preferidos.

Para garantir a qualidade da feira, a autarquia conseguiu estabelecer importantes parcerias quer com empresas locais, quer com empresas nacionais. A Sagres e a Água do assumem o papel de patrocinadores principais, juntamente com o restaurante Rei dos Leitões, o Grande Hotel do Luso, o stand de automóveis Auto Macedo, o banco Santander e a gráfica Galé.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no dia 7 de Maio, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinhou o “equilíbrio do programa” e deixou o convite para uma visita ao espaço, “seja para assistir aos espetáculos ou apenas para saborear uma sande de leitão acompanhada de uma taça de bom espumante”. “Temos bons pretextos para que as pessoas visitem a feira e possibilitem bons negócios aos expositores”, referiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *