Faculdade de Medicina da UC colabora em cursos de Medicina Legal em Timor e Indonésia

O Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, encontra-se em Díli, Timor, a ministrar um curso avançado de patologia forense, dirigido a peritos médico-legais e investigadores criminais daquele país, no âmbito da cooperação regular que a área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da Faculdade mantém com o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

O Director da FMUC manteve também reuniões com o Reitor e o Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Timor, tendo em vista o desenvolvimento de futuras colaborações a nível da formação pré e pós-graduada.

Na próxima semana, Duarte Nuno Vieira, que integra o grupo internacional de peritos forenses consultores do Comité Internacional da Cruz Vermelha, estará na Indonésia para dar cursos breves sobre avaliação de vítimas de tortura e sobre a identificação médico-legal de migrantes falecidos, também por solicitação desta organização.

“Determinadas zonas da Ásia vêm vivendo situação similar à que vem ocorrendo no mediterrâneo, com milhares de migrantes mortos em travessias do mar”, explica o Catedrático de Medicina Legal da FMUC.

Aproveitando a sua presença na Indonésia, o Director da FMUC proferirá ainda uma das keynote Lectures do 12º Congresso da Associação Indopacífica de Lei, Medicina e Ciência (Indo-Pacific Association of Law, Medicine and Science) que terá lugar em Bali.