Exposição “Memórias Partilhadas” mostra visão de Duarte Henriques

Está patente, até ao próximo dia 28 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede a exposição de fotografia Memórias Partilhadas, realizada pelo fotógrafo Duarte Henriques.

A mostra foi inaugurada a 2 de Agosto e é constituída por 54 registos da autoria deste fotógrafo amador, que demonstram uma visão muito interessante de paisagens marítimas, campestres, monumentos portugueses e figuras humanas, sempre acompanhadas por textos de sua autoria.

Para o fotógrafo, a mostra Memórias Partilhadas é “nada mais que uma visão específica e a partilha de sentimentos puros, verdadeiros e tocantes, quer pela palavra empregue quer pelo que a imagem nos comunica”. O autor afirma que “embora tenha percorrido um caminho deveras sinuoso, com muitos dos obstáculos que se têm apresentado ao longo da sua jornada, fui evoluindo como amador nesta arte que me apaixona e maravilha tantos outros”. A concluir Duarte Henriques destaca a “intensidade na procura de registos de abandono e perdidos no tempo, quer nas origens quer na degradação, sem esquecer as cores das paisagens que a cada dia nos demonstram a sua essência, o inconfundível nascer e pôr-do-sol, bem como outros motivos que exploro com entusiasmo e interesse de forma autodidata, recorrendo igualmente ao vasto leque da panóplia de palavras do meu dia-a-dia para descrever as imagens que capto.”

A exposição Memórias Partilhadas é, na verdade, um reflexo dos sonhos do fotógrafo onde, através do compromisso, perseverança e intensidade, o autor mostra o verdadeiro reflexo das palavras, segundas oportunidades e perspectivas de uma vida repleta de memórias e de imagens, que são espelhadas entre outros pedaços de sentimentos frágeis que o acompanham na incerteza do seu ser.

Sobre Duarte Henriques

Duarte Henriques nasceu em Cantanhede, em Março de 1975. Desde cedo, o gosto pela arte fotográfica motivou-o numa paixão por outras paragens.

Para além da abordagem e da corrida em busca da imagem perfeita e em sintonia com o que idealiza, Duarte Henriques dedica-se igualmente à fotorreportagem de eventos de Todo o Terreno de Veículos Motorizados, Motos e Jipes bem como de provas de ciclismo e BTT e outros acontecimentos como casamentos, batizados, cerimónias e homenagens.

Actualmente faz parte dos órgãos sociais da fotografARTE – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede –  e de alguns grupos de fotografia, participando em actividades da área, passatempos, workshops e exposições de fotografia e promove activamente saídas fotográficas por locais abandonados e outras riquezas do nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *