Expofacic, em contagem decrescente, promete muita animação

A menos de 10 dias de começar a EXPOFACIC – Feira Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, os preparativos já estão em marcha para iniciar a maior festa da região Centro, repleta de pontos de interesse para o público: uma área comercial com mais de 500 expositores, exposições culturais e lúdicas, espaços infantis, uma área de tasquinhas dinamizadas pelas associações do concelho e um cartaz de concertos com artistas nacionais e internacionais para todos os gostos.

De 27 de Julho a 6 de Agosto, muito há para ver e experimentar no recinto da EXPOFACIC. Esta 27.ª edição oferece uma nova zona de lazer e “street food”: o Espaço Lounge. Situado junto ao Palco Principal, os visitantes vão encontrar uma zona relvada, de estar e lazer, com mobiliário urbano, onde os visitantes vão poder descontrair e descansar um bocadinho, a par de uma zona de entretenimento e uma “street food” com várias marcas conhecidas de alimentação e petiscos e onde podemos encontrar um pouco de tudo: desde pizzas e batatas fritas, a petiscos com tapioca, aos sabores tradicionais portugueses da Merenda Portuguesa, e até crepes doces e salgados.

Outra grande atração é a programação cultural com diversas exposições temáticas, dedicadas a todas as faixas etárias. Os visitantes vão poder apreciar réplicas em Lego, fazer viagens “científicas” com os mais pequenos, através de uma parceria com o Exploratório – Ciência Viva, passando por animais e plantas exóticas de lugares distantes, a representações culturais muito portuguesas, como as peças características de Bordallo Pinheiro, os lenços de namorados de Viana ou a arte de tecelagem do linho.

Como já vem sendo hábito, um dos grandes momentos deste certame é a Noite Branca. No sábado, 5 de Agosto, o recinto veste-se de branco para recolher fundos que vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Os visitantes podem adquirir camisolas brancas a 2 euros, patrocinadas pela Sagres, Licor Beirão e Turismo do Centro, sendo o valor final entregue a esta associação. Também o Grupo Alves Bandeira se associa à Noite Branca com a venda de ímanes solidários a 1,00€ e em que 0,75€ revertem a favor dos Bombeiros Voluntários. Vai ser uma noite muito especial, com a decoração de vários elementos sempre em tons de branco – “human frames” nas várias entradas, árvores revestidas a tecido branco, bandas e animadores de rua, malabaristas e bailarinas. Nesse dia acontece também a transmissão em direto da final da Super Taça Cândido Oliveira nos seis écrans distribuídos pelo recinto, sendo que, durante o jogo, a cerveja será vendida a metade do preço nos vários quiosques. Nessa noite, os concertos começam meia hora após o término do jogo da supertaça, e sobem ao Palco Principal C4 Pedro e Matias Damásio, enquanto no Palco Sagres a animação fica a cargo de RIOT e Lzrd & dBMatter.

De acordo com a organização, “são muitas as razões para não perder esta festa”. Por isso, garanta já o seu bilhete para não perder tempo em filas e adquira-o nos locais aderentes: no site www.bol.pt e numa vasta rede de pontos de venda em todo o território nacional: agências dos CTT, lojas FNAC, Worten, Sportzone e El Corte Inglês, pousadas da juventude, postos de turismo de Cantanhede, Coimbra e Aveiro, Lojas Intermarché de Cantanhede e Mealhada e Serviços Comerciais da Inova na Loja do Cidadão em Cantanhede.

 

CARTAZ DE CONCERTOS

 

 

DATA

 

PALCO PRINCIPAL

 

PALCO SAGRES

27 julho Richie Campbell, Dengaz Magazino
28 julho Kura, Jimmy P, Virgul Menaka
29 julho God Save the Queen,

Redfoo & The Party Rock Crew

Francisco Cunha
30 julho Tony Carreira, Somos Portugal (TVI) Sara Santini
31 julho D.A.M.A., Karetus Menasso
1 agosto Diogo Piçarra, Salvador Sobral KEVU
2 agosto Mariza, Cuca Roseta Diana Oliveira
3 agosto UB40 feat. Ali Campbell, Astro & Mickey

Naughty Boy

Rodrigo Vieira
4 agosto Agir, Áurea, Diego Miranda Steven Rod
5 agosto C4 Pedro, Matias Damásio RIOT, Lzrd & dBMatter
6 agosto Xutos & Pontapés, Brigada Vitor Jara Overule