Exploratório lança programa Selecção Sub30

“Selecção Sub30 – a nova geração de cientistas vai às escolas” é o novo programa do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. A apresentação do programa de divulgação de ciência acontece já amanhã, dia 8 de março, pelas 16h00, no Auditório do Exploratório.

“Seleção Sub30” é um programa onde os jovens investigadores de diversas instituições científicas vão às escolas secundárias da Região Centro partilhar experiências e conhecimento com os alunos. O objectivo é inspirar os jovens estudantes a seguir uma carreira ligada à investigação científica. O programa é desenvolvido pelo Exploratório e pela ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica.

As sessões de “Selecção Sub30” nas escolas são totalmente gratuitas e o funcionamento do programa é simples: os jovens cientistas inscrevem-se numa plataforma online, disponível através da página web do Exploratório, e as escolas que pretendam receber estas sessões com os investigadores indicam-no também através de um formulário. O Exploratório encarrega-se de adequar os pedidos das escolas às disponibilidades e áreas científicas dos jovens investigadores e de toda a logística associada à organização das sessões nas escolas.

“No fundo somos a ponte entre os cientistas e os estudantes do ensino secundário. O que pretendemos é precisamente estreitar esse caminho que separa a ciência da sociedade, desmistificar as carreiras científicas e promover as diversas áreas da ciência que se desenvolve na nossa região”, revela Paulo Trincão, director do Exploratório. Por seu lado, a ABIC “tem um papel fundamental na motivação e mobilização dos jovens investigadores para participarem no programa. Estamos por isso muito satisfeitos por poder contar com este parceiro estratégico que nos permite uma aproximação muito mais eficaz junto dos cientistas”, adiantou Paulo Trincão.

O evento de inauguração do projecto “Selecção Sub30” está agendado para as 16h00 de amanhã (8 de Março, terça-feira) e conta com a participação do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Alves, do Vice-Reitor para a Ciência da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, bem como da direcção do Exploratório e da ABIC.