Exploratório inaugura nova exposição de fotografia “Olhos nos Olhos”

“Olhos nos Olhos” é uma mostra de macrofotografia de natureza que pretende realçar a biodiversidade da fauna e flora existente em Portugal. Pedro Martins é o autor das imagens que vão estar em exposição na Science Photo Gallery do Exploratório. A inauguração está marcada para as 18h30 de amanhã, quinta-feira, 22 de Dezembro e conta com a presença do fotógrafo Pedro Martins que vai guiar os participantes numa visita comentada sobre cada uma das imagens da exposição.

Esta é a segunda mostra de fotografias da Science Photo Gallery, um espaço de cerca de 100 metros que alberga exposições temporárias de fotografia relacionadas com a ciência e a tecnologia. “Realçamos a singularidade das imagens desta exposição, que além de belas, são um produto nacional. Pretendemos que a Science Photo Gallery possa albergar exposições de diversas origens, a primeira mostra foi composta por imagens internacionais, agora pretendemos mostrar ao público que os fotógrafos portugueses também produzem exposições de grande qualidade”, adiantou a direcção do Exploratório.

Além de fotografias, esta exposição conta ainda com uma dimensão interactiva. Em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC), o Exploratório – Ciência Viva Coimbra oferece aos visitantes a possibilidade de fotografarem a pupila e, numa macrofotografia, verem os olhos de uma perspectiva muito aproximada.

“Desenvolvemos este novo projecto com o Centro Cirúrgico de Coimbra, que já é um parceiro do Exploratório em outros contextos. Considerámos que, tendo uma exposição chamada ‘Olhos nos Olhos’, valia a pena mostrar aos visitantes como se veem os olhos numa macrofotografia, e pensamos que esta dimensão interativa completa a oferta expositiva da Science Photo Gallery”, afirmou Paulo Trincão, director do centro de ciência.

A exposição pode ser visitada gratuitamente durante o horário de funcionamento do Exploratório, de terça a sexta-feira, das 09h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00.