Exploratório estreia nova galeria de exposições com mostra de fotografia de natureza.

Science Photo Gallery estreia já no próximo domingo, 3 de julho, pelas 15h00. O novo espaço de exposições do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra conta com uma área de cerca de 100 metros que vai albergar exposições de fotografia relacionadas com a ciência e a tecnologia.

Exemplo disto é a primeira exposição desta galeria. A GDT European Wildlife Photographer of the year 2015 é uma exposição que retrata a natureza selvagem e urbana que se estreia em Portugal pela primeira vez, estando patente na Science Photo Gallery nos meses de Julho e Agosto. Esta mostra fotográfica é a exposição de verão da galeria, onde as exibições serão sempre temporárias e de acesso gratuito.

“Para criar e dinamizar um novo espaço no Exploratório pensámos que a dimensão contemplativa se conjugaria bem com o carácter interativo do centro de ciência, por isso optámos pela fotografia. Há exposições sobre ciência e tecnologia muito belas e interessantes e queremos oferecer isso ao público, por outro lado, gostaríamos também de tornar este espaço numa referência nacional na área da fotografia científica”, revelou Paulo Trincão, director do Exploratório.

Composta por 84 imagens, divididas em 10 categorias, esta exposição fotográfica resulta do concurso de fotografia de natureza promovido pela Gesellschaft Deutscher Tierfotografen (GDT German Nature Photographers), uma sociedade alemã criada em 1971, que actualmente é considerada uma das maiores organizações mundiais deste género. Mamíferos, plantas, aves, paisagens ou até a relação entre o homem e a natureza são algumas das categorias que integram as várias imagens da mostra de natureza, a expor em caixas de luz e com uma breve descrição bilingue, em português e inglês, feita pelo próprio autor da fotografia.

O director do Exploratório referiu ainda que a escolha da exposição GDT European Wildlife Photographer of yhe Year 2015 “não foi à toa. Além da enorme qualidade e beleza das imagens, o facto de termos uma exposição bilingue vai permitir-nos chegar ao público turista nos meses de verão, sendo a primeira contribuição para o aprofundamento do turismo científico e tecnológico na Região Centro”, rematou Paulo Trincão.

A inauguração da Science Photo Gallery e da nova exposição do Exploratório está agendada para as 15h00 de domingo, 3 de julho. A partir daí o público pode visitar a exposição gratuitamente durante o horário de funcionamento do Exploratório, de terça a sexta-feira, das 09h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00.