European Biotech Week no Biocant Park

A European Biotech Week – Semana Europeia da Biotecnologia decorre de 26 de Setembro a 2 Outubro, e uma das acções agendadas em Portugal realiza-se em Cantanhede, no dia 28 de Setembro.

Com início às 10h00, no Biocant Park, o programa contempla a apresentação pública do estudo “Road Map do Desenvolvimento Clínico”, por Francisco Batel Marques, Director do Centro de Avaliação de Tecnologias em Saúde e Pesquisa de Medicamentos do AIBILI, seguido de um debate em torno desta matéria, com a participação de administradores, directores científicos e outros responsáveis de entidades e empresas do sector das ciências da vida.

Além desta sessão, estão agendadas mais duas no âmbito da European Biotech Week, uma na Nova Medical School, em Lisboa (26 de Setembro), onde será apresentado o primeiro estudo sobre dados económicos da Biotecnologia em Portugal, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da secretária-geral da EuropaBIO, Nathalie Moll, outra no Instituto de Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, em Braga (30 de Setembro), neste caso sobre a “ A Biotecnologia Industrial em Portugal e Oportunidades”, “Capacidades Instaladas em Portugal” e “Grandes Empresas e Novos Projectos”.

Organizadas pela P-Bio – Associação Portuguesa de Bioindústria, com o alto patrocínio da Presidência da República, as acções da Semana Europeia da Biotecnologia em Portugal procuram trazer à discussão as potencialidades da biotecnologia industrial na substituição de processos convencionais da indústria química por processos biotecnológicos e na produção de diversos produtos de elevado valor acrescentado.

Outro dos objectivos enunciados pela entidade promotora é fomentar o alargamento das oportunidades proporcionadas pelas diversas possibilidades de articulação da biotecnologia industrial com outros sectores tradicionalmente fortes na economia nacional, como os da fileira florestal, pasta e papel, alimentar e do mar.

A European Biotech Week é promovida no âmbito de uma parceria das associações europeias representativas do setor da biotecnologia para fomentar o reconhecimento da importância da biotecnologia e envolve a realização de mais de 200 eventos em toda a Europa, entre os quais seminários, workshops e conferências.

Em Portugal, a organização da iniciativa está a cargo da Associação Portuguesa de Empresas de Bioindústria (P-BIO), entidade que congrega a maioria das empresas ligadas ao sector da Biotecnologia e Lifescience. Desde a sua fundação, em 1999, a P-Bio actua no sentido de criar um ambiente favorável à criação e crescimento das start-ups, promovendo o seu desenvolvimento empresarial nacional e internacional, contribuindo para aumentar a notoriedade deste sector e da sua evolução. Membro da EuropaBio, a associação assume-se como “chave de interligação entre as empresas e os parceiros relevantes do Governo, investidores, agências reguladoras e outras instituições ligadas à indústria”.