ETPC realiza workshop de Artes Plásticas no Hospital Pediátrico de Coimbra

No passado dia 11 de Abril, as crianças que se encontravam em regime de internamento nos Serviços de Medicina, Cirurgia e Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra participaram no 2.º Ateliê de Artes Plásticas, um workshop dinamizado pelas alunas do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, ministrado na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC).

Durante a tarde, as crianças e familiares que participaram no ateliê conseguiram, por breves momentos, abstrair-se de todo o sofrimento em que vivem e dedicar-se unicamente à criatividade, usufruindo assim de momentos de descontração e diversão. Subordinado ao tema Primavera, as crianças puderam criar um pequeno cesto com a forma de flor em papel Eva.

Este workshop insere-se no âmbito do projecto de Solidariedade Social e Voluntariado da ETPC, assim como na participação desta Instituição de Ensino no projecto Escolas Solidárias da Fundação EDP.

O Ateliê de Artes Plásticas é promovido mensalmente pela ETPC e visa, fundamentalmente, não só proporcionar momentos de animação aos utentes, criando um espaço de lazer e convívio, mas também amenizar o sofrimento das crianças e promover a solidariedade e o reforço de formas de cidadania activa.

De acordo com uma nota enviada pela ETPC, “o momento foi vivido pelas alunas de forma bastante intensa, o que lhes permitiu trazer na bagagem muita comoção, euforia, sentimento de dever cumprido e desejo de voltar brevemente àquela Instituição de Saúde, por forma a poderem proporcionar às crianças internadas momentos de boa disposição. São estes momentos que permitem, de alguma forma, combater a doença, a dura realidade em que vivem, e a dor que sentem”.

O próximo workshop, planeado para o dia 13 de Maio, promete ser uma actividade divertida e com ar festivo, o que permitirá, às crianças, embarcarem no mundo da imaginação, através da criação de pequenos “mundos brilhantes”.