ETPC na sessão distrital do Parlamento dos Jovens

A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) participou no Parlamento dos Jovens 2017, cujo tema este ano é “Os quarenta anos da Constituição” subjacente ao subtema: “Juntar a população ao poder local”.

De acordo com uma nota da ETPC, “os professores incentivaram os seus alunos a participar e os jovens, muito motivados, fizeram quatro listas, com dez elementos cada uma. As listas eram plurais, constituídas por alunos de várias turmas, sendo que cada lista continha três medidas sujeitas a votação em Assembleia Escolar”.

Nesta Assembleia, refere a mesma nota, “foram ainda escolhidas três deputadas (deputadas efectivas: Joana Marques e Joana Santos; deputada suplente: Eduarda Gonçalves), para representar a ETPC na Assembleia Distrital que teve lugar no dia 7 de Março, em Coimbra.

Já nesta sessão, os alunos trocaram impressões com o deputado Pedro Coimbra, a quem tiveram a oportunidade de fazer perguntas antes de apresentarem, explicarem e defenderem as medidas perante os restantes deputados. Por fim, houve uma votação para escolher a escola que apresentou as melhores medidas.

Da parte da tarde, o presidente de mesa, João Gonçalves, dividiu as escolas em três grupos, para que cada grupo apresentasse propostas de melhoramento das medidas escolhidas. Seguiu-se novamente um período de votação para eleição da melhor proposta. Por fim, elegeram, também, os três deputados representantes do distrito de Coimbra, mandatados para defender as medidas eleitas em assembleia.