ETPC celebra Dia do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) celebrou no dia 29 de Fevereiro o Dia do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O objectivo foi estimular o interesse dos alunos pela futura actividade profissional; aplicar na prática os conteúdos leccionados nas disciplinas da área técnica do curso; permitir aos alunos ter contacto com a realidade profissional; aproximar os alunos do mundo do trabalho e partilhar saberes entre profissionais da área da programação.

O encontro contou com as intervenções de Fábio Soares, Programador Júnior na empresa americana VesselTracker – sediada na Alemanha – e líder de movimentos de navios; de Virgílio Esteves, especialista em Tecnologias Microsoft na empresa Broadscope e ainda de Ricardo Cruz e Carlos Ramos, antigos alunos da ETPC.

O dia iniciou-se com a participação, através de videoconferência, da VesselTracker, representada por Fábio Soares que explicou o trabalho desenvolvido pela empresa e a importância da programação e das novas tecnologias que permitem obter movimentos dos navios; informações em profundidade sobre as características da embarcação, entre outras potencialidades.

Já no período da tarde, o foco foi direccionado para as tecnologias Microsoft. Neste âmbito, coube a Virgílio Esteves, detentor de certificação Microsoft MVP, esclarecer os alunos relativamente às vantagens e capacidades destas tecnologias para o desenvolvimento dos mais variados projectos.

Seguiram-se ainda dois workshops, organizados pelos ex-alunos da ETPC Carlos Ramos e Ricardo Cruz, sobre scratch (linguagem de programação informática) e pilotagem de drones e filmagem aérea.

De acordo com um comunicado enviado pela ETPC, “os alunos participaram em todas as actividades com empenho e dinamismo, demonstrando grande interesse e dedicação. No final do dia, o balanço foi francamente positivo e a experiência enriquecedora e motivadora para a persecução dos objectivos profissionais dos alunos”.