Espaço Inovação Mealhada inicia Ciclo de Conferências

O Espaço Inovação da Mealhada vai dar início a um ciclo de conferências dedicadas a temáticas relacionadas com Inovação, Empreendedorismo e Economia Local. A primeira conferência acontece no dia 26 de Janeiro.

Este ciclo de conferências de periodicidade mensal realizar-se-á na última quinta-feira de cada mês, preferencialmente ao final da tarde, no Espaço Inovação Mealhada. Os objectivos passam por facilitar o acesso de empresas, associações e instituições da região a informação relevante para a promoção da inovação e do desenvolvimento económico da região, bem como fornecer ferramentas que permitam aos empresários e empreendedores ultrapassar as barreiras e os desafios relacionados com a implementação de novas ideias e práticas nos seus projectos.

Esta conferência inaugural terá como subtema “Inovação: Como fazer? Que barreiras, que desafios?”, e contará com a apresentação de um caso concreto de sucesso sobre como “Promover inovação numa empresa familiar”. Participam como oradores Pedro Paiva, auditor e consultor em Qualidade e Inovação, Ana Fonseca e Pedro Graça, ambos da empresa J. Prior, dos departamentos de Gestão de Qualidade e I&DI e de Inovação, respectivamente. A segunda conferência, dia 23 de Fevereiro, será dedicada aos Incentivos para o Sector do Turismo. (Ver programa abaixo).

O Espaço Inovação Mealhada

O Espaço Inovação Mealhada foi inaugurado em Maio de 2016, depois de uma obra profunda de transformação do antigo matadouro municipal da Mealhada. É um espaço multifuncional, que disponibiliza salas de trabalho, bem como sala de conferências/formação, devidamente equipada com meios audiovisuais. O projecto não tem objectivos financeiros, mas sim de desenvolvimento e de apoio à população, constituindo-se como um equipamento de acolhimento a iniciativas inovadoras, de coexistência de diferentes áreas, entidades e projectos, e de estímulo à participação ativa no processo de crescimento e desenvolvimento local, regional e nacional.

Neste local, cuja reconversão ascendeu a 900 mil euros, existe ainda o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) da Câmara Municipal da Mealhada, criado no âmbito da parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que presta informações, apoio e aconselhamento a todos os que pretendam implementar o seu próprio projeto empresarial.