Escuteiros de Cantanhede em festa

Nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, o Campo Escola Fonte Dom Pedro, em Cantanhede, será palco de um evento cultural, musical e desportivo. “Há Festa na Fonte” tem como principal objectivo abrir as portas deste campo de escuteiros a toda a comunidade.

Durante os dois dias, os participantes poderão assistir a várias palestras, animação, concertos, workshops e, ainda, conhecer e praticar algumas actividades desportivas, estando sempre em completa sintonia com a Natureza. Tal como nos conta a equipa organizadora deste evento, “este é um projecto muito feliz! Nasce de um desafio proposto aos candidatos a dirigentes do nosso agrupamento e tem como objectivo abrir as portas da nossa casa a toda a comunidade local. Queremos, portanto, que este seja um tempo de diversão, mas ao mesmo tempo de enriquecimento cultural, de partilha e de convívio.”

Actividades para todos os gostos!

As actividades vão iniciar-se pelas 14h30 do dia 29 de Setembro, com a cerimónia de abertura. “Pretendemos que toda a comunidade possa conhecer a história do nosso Campo Escola e que também o possa explorar.”

A partir das 15h00, a oferta será vasta: os participantes poderão optar entre assistir a palestras – (“Tedtalks” de 15 minutos) sobre temas variados como a Liderança Jovem, a experiência de um grupo de caminheiros que, anualmente, faz os caminhos de Fátima (Cantaminheir@s), o trabalho de prevenção que é realizado todos os verões nas praias do nosso concelho – “Nadadores Salvadores vs Banheiros” -, a partilha de quem vivenciou a oração de Taizé e até a experiência de quem palmilhou toda a Estrada Nacional 2 -, workshops (dinamizados pela Cooperativa de Famílias e Amigos dos Jovens do Arco-Íris Brilhante) e performances de grupos activos na nossa comunidade local como os Gurillaz Dance Crew, a Marialva BRASS BAND e Os Salgados, grupo de gaiteiros de Ançã.

Depois do jantar, poderão assistir, na primeira fila, a uma curta-metragem. Após esta sessão de cinema, a equipa organizadora apresenta os “Cantares de Coimbra”, que, com duas guitarras e duas vozes, irão relembrar-vos os tempos e o espírito de estudante de Coimbra com algumas músicas populares e de tunas bem conhecidas. A noite de sábado terminará com a presença do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, que dinamizará uma sessão de observação de estrelas, e culminará com um fantástico concerto de quatro rapazes do nosso concelho que constituem a banda The Hangover Band.

No dia 30, toda a manhã será dedicada à actividade física e ao desporto. As portas do campo abrirão às 9h e às 9h30 haverá uma mega aula de Zumba com a professora Sara Melo, seguida de uma caminhada pelas terras de D. Pedro.

“Como não poderia deixar de ser, estes dois dias de festa terminarão com a cerimónia de Passagens do nosso agrupamento, seguida da Eucaristia Campal (aberta à comunidade) na Capela da Nossa Senhora da Flor de Lis, no nosso Campo Escola.”

O evento reservou um tempo destinado à segurança pública, no qual se conta com a presença dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Estes têm reservada uma surpresa, por isso, convida-se, novamente, toda a comunidade a marcar presença neste grande acontecimento.

A par das actividades, a equipa organizadora brinda os visitantes com animação de rua, formada pela Marialva BRASS BAND e pelo grupo de gaiteiros Os Salgados.

“Este é um evento possível também devido à generosidade de muitas pessoas, associações e entidades que, de forma voluntária, vão ajudar-nos a viver este sonho, nestes dois dias de festa. Só com a generosidade destas parcerias é que este evento é possível”. Destes voluntários fazem parte a Associação de Pais dos Escuteiros de Cantanhede (APEC), a Cooperativa de Famílias e Amigos dos Jovens do Arco-Íris Brilhante, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, os nossos oradores e dinamizadores de actividades e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

Entretanto, muitas mais surpresas serão partilhadas ao longo do período que dista até ao evento, através da página de facebook.

A entrada no evento será totalmente gratuita e poderão ainda almoçar e jantar neste espaço. “A nossa ideia é que todos possam usufruir ao máximo deste nosso espaço. Para isso, teremos, com a ajuda da APEC, um espaço de lounge onde poderão almoçar, lanchar e jantar e, deste modo, usufruir de todas as valências do nosso Campo Escola.”

A equipa organizadora promove este evento com os vales de 1€ destinados a todos os amigos do ambiente que se deslocarem de bicicleta até ao local e a quem apresentar, à entrada do evento, as páginas centrais da actual edição impressa do jornal Boa Nova. Estes vales não são acumuláveis, sendo unicamente aplicáveis ao menu de refeição preparada pela APEC.