Escolas de Mira assinalam Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

No sentido de alertar a população mundial para a realidade do Autismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2007, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day), que se assinala a 2 de Abril de cada ano. A iniciativa serve também de homenagem a todas as crianças e respectivas famílias que todos os dias vivem esta problemática.

Para assinalar a importante data, o Agrupamento de Escolas de Mira vai realizar, no próximo dia 11 de Abril, uma Caminhada Azul, marcada para as 10h15 e para a qual toda a comunidade escolar é convidada a participar, utilizando uma camisola azul.

Partindo da matriz de que a educação tem um papel central na melhoria de vida das pessoas com autismo, o Agrupamento de Escolas de Mira tem ainda, desde o ano lectivo de 2010/2011, duas Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEAs) e que visam promover a participação dos alunos com este diagnóstico em actividades junto dos pares e da escola em geral.

Estas unidades são um recurso pedagógico especializado e têm como principal função a diferenciação pedagógica necessária na resposta educativa a dar aos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo.

O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida. Manifesta-se de modo diferente em função da idade desenvolvimental da criança. As pessoas com autismo têm caraterísticas diferentes umas das outras, no entanto, há um continuum de situações dentro deste Espectro do Autismo.

Manifesta-se em três domínios simultaneamente:

– Perturbações no Domínio da Interação social recíproca

– Deficiência na comunicação verbal e não-verbal

– Padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses, actividades