Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra organiza Semana das Ciências Aplicadas na Saúde

Especialistas de saúde de nove países da Europa e da América vão participar nas jornadas científicas da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra (ESTeSC), a decorrer de amanhã (quinta-feira, 7 de Abril) até dia 17.

A iniciativa insere-se na 3.ª Reunião Anual da Escola de Saúde de Coimbra, subordinado ao tema a “Universalidade de Coimbra no ensino da Saúde”, que engloba também as jornadas de economia da saúde, palestras, uma feira de emprego e empreendedorismo em saúde e a Semana das Ciências Aplicadas na Saúde.

“Queremos aproveitar os nossos parceiros no mundo e trazer gente que fique a conhecer a nossa realidade e traga mais-valias para dentro da escola, neste sentido de universalidade em que queremos uma escola o mais aberta possível”, disse Jorge Conde, presidente da (ESTeSC), na sessão de apresentação do evento.

As jornadas científicas, que vão realizar-se de sexta-feira a 17 de Abril, contam com palestrantes convidados do Brasil, Peru, Estados Unidos da América, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e Dinamarca, países com quem a ESTeSC estabeleceu parcerias.

Já a Semana das Ciências Aplicadas na Saúde, que é o evento de maior relevo e visibilidade, vai decorrer, como habitualmente, no centro comercial Dolce Vita, de segunda-feira a 17, com a realização de rastreios de vária ordem aos visitantes, que no somatório das anteriores edições atingiram os 300 mil.

A iniciativa, nascida em 2005, permite que alunos envolvidos mostrem à sociedade civil a prática das profissões associadas aos cursos ministrados naquela escola, além de se aproximar a população júnior e sénior das tecnologias da saúde, com acções como a “Semana das Ciências Aplicadas na Saúde dos Pequenitos” e a “Hora dos avós”.

“A Semana das Ciências Aplicadas na Saúde é hoje uma marca da região e uma marca nacional, fruto do empenho e do empreendedorismo dos alunos que, movidos por valores de responsabilidade social, avaliam a saúde da população de forma gratuita”, sublinhou Daniel Matos, presidente da Associação de Estudantes, que organiza o evento.

No dia 14, realiza-se a feira de emprego e empreendedorismo em saúde, com a participação de empresas de recrutamento que vão esclarecer os alunos sobre a forma de entrarem no mercado de trabalho. No âmbito da 3.ª Reunião Anual da Escola de Saúde de Coimbra realizam-se ainda dois jantares conferência, na segunda-feira (11) e no dia 14, seguidos de animação musical.