Envolvente ao campo de futebol de Murtede ganhou parque infantil, equipamentos e acessibilidades

O recinto do antigo campo de futebol de Murtede foi alvo de obras de beneficiação que incluíram a construção de um novo parque infantil e a qualificação daquela área ao nível dos equipamentos e das acessibilidades.

A respectiva empreitada, no valor de cerca de 30 mil euros, foi financiada pelo Município de Cantanhede, no âmbito de um acordo com a Junta de Freguesia e o Centro Desportivo e Cultural de Murtede (CDCM), entidade proprietária dos terrenos onde foram realizados os trabalhos de valorização urbanística. De facto, a intervenção foi definida a partir da convergência destas entidades relativamente à necessidade de reforçar as condições de fruição colectiva de uma zona importante no contexto urbano da freguesia, tanto mais que aí existe um polidesportivo com piso sintético mandado executar pela Câmara Municipal há algum tempo, no âmbito de um projecto que incluiu a construção de um pavilhão multiusos.

As obras de qualificação agora realizadas na envolvente cumprem assim uma função integradora e estruturante de todo o espaço correspondente ao antigo campo de futebol de Murtede, tornando-o ainda mais convidativo como espaço de encontro comunitário. Desse ponto de vista, o novo parque infantil, com os seus equipamentos de qualidade certificada, funciona como um dos elementos chave de atractividade e dinamização de todo o recinto, proporcionando às crianças óptimas condições para vários tipos de actividades.

Por outro lado, a empreitada contemplou, na projeção do pavilhão existente, a criação de uma praça central para lazer e espetáculos, a beneficiação do sistema de drenagem de águas pluviais, a plantação de algumas árvores e a instalação de bancos e outros equipamentos que acentuam a dimensão urbana de toda a área sujeita a intervenção. Além disso, o arruamento de acesso foi pavimentado, neste caso por administração direta, através dos trabalhos realizados para o efeito pela brigada de vias do sector de obras da Câmara Municipal.

O antigo Campo da Vista Alegre reforça assim a sua centralidade como espaço preferencial para a realização dos grandes eventos em Murtede, designadamente as festas tradicionais, marchas, eventos desportivos e festivais. É isso que de resto aí vai acontecer de novo no próximo fim-de-semana (19 e 20 de Novembro) com o I Festival do Sarrabulho à Bairrada promovido pelo Centro Desportivo e Cultural de Murtede, com apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

O Centro Desportivo e Cultural de Murtede

O Centro Desportivo e Cultural de Murtede (CDCM) é a mais antiga associação desta freguesia. A sua fundação remonta a 20 de Janeiro de 1955, então com a designação de Centro de Recreio Popular de Murtede. Durante cerca de duas décadas a sua actividade incidiu na promoção da cultura e da educação cívica, no âmbito da FNAT – Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, em cujos campeonatos de futebol participou com diversas equipas, disputando inicialmente os jogos no denominado Campo da Coelha e, depois, no Campo da Vista Alegre.

Em 11 de Setembro de 1981 foram aprovados novos estatutos e alterou-se o nome para a actual designação. Ao longo da sua existência, o CDCM já teve diversas secções e organismos autónomos, tanto na área cultural como na desportiva, mas o futebol foi sem dúvida a principal modalidade, tendo-se destacado com a conquista de alguns títulos nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Coimbra. Há alguns anos, foi suspensa a actividade desportiva federada, a que se seguiu um grande esforço colectivo na criação de infraestruturas adequadas para proporcionar aos jovens e à população em geral boas condições de participação em iniciativas de carácter social, cultural, desportivo e cívico, para o que muito têm contribuído direcções dinâmicas e empreendedoras.