Em Junho há sopas para provar em Febres

Já falta pouco tempo para o aroma das sopas voltar a invadir o mercado de Febres. O concurso Sopas & Lavores regressa à vila gandaresa a 10 de Junho – feriado e Dia de Portugal e de Camões – e promete uma noite de animação, convívio e muitas e deliciosas “colheradas”.

Depois do sucesso da edição de 2016, onde estiveram a concurso mais de 50 sopas, as expectativas são altas, principalmente porque o evento tem como objectivo angariar fundos para os Escuteiros de Febres – Agrupamento 1192.

A competição é aberta a todos. Desde particulares a associações, passando por profissionais da restauração…Qualquer pessoa pode participar no Sopas & Lavores.

Para levar uma sopa a concurso é apenas necessário mostrar essa vontade junto de um dos dirigentes do agrupamento dos escuteiros, indicando o nome da entidade e o nome da sopa. Depois, é só “puxar” pela sua melhor receita e trazer a panela bem cheia. Já para aqueles que em vez cozinhar preferem “fazer o gosto à colher” o ideal é estar no Mercado de Febres a partir das 19h00.

“Nos anos anteriores, tivemos mais de 50 sopas a concurso, algumas com nomes bastante ‘sui generis’, mas isto depende totalmente do empenho de cada um e que tem crescido em cada ano. Tem sido ótimo perceber a motivação de todos para que este evento possa ser um verdadeiro sucesso”, frisa Carla Serrada, da organização.

Segundo a chefe do Agrupamento de Escuteiros de Febres, o sucesso do Sopa & Lavores resulta essencialmente da sua autenticidade: “Somos autênticos! Quando há onze anos atrás começámos a organizar este evento, não havia nada de semelhante na região. Esta foi e será sempre uma iniciativa nossa e pioneira no Concelho de Cantanhede, o que nos enche de orgulho”

Por cinco euros, terá direito a uma malga (que poderá levar para casa) e a provar todas as sopas participantes no concurso. Para acompanhar a sopa haverá ainda no bar do recinto outros petiscos e várias bebidas. Os bilhetes poderão ser adquiridos no local, embora sejam distribuídos vales de desconto pela vila, nos dias que antecedem o evento.

Porém, como o nome do festival indica, os lavores também não foram esquecidos. Como tal, para além da gastronomia, haverá ainda uma mostra de artesãos locais que irão enriquecer e abrilhantar o recinto com os seus belos trabalhos de pintura, bordados, arraiolos, entre outros.

“O Sopas & Lavores tornou-se uma marca inconfundível do património gastronómico da nossa região, mas também passou a revelar um pendor de entreajuda, associativismo e diversão, típicos do povo das nossas aldeias. É com muito carinho, garra e orgulho que, em cada ano, arregaçamos as mangas para organizar o evento e nos superarmos. E é também por isso, que não nos contentamos com os resultados do ano anterior e, anualmente, tentamos introduzir novidades: começámos por criar uma imagem para o evento (como os chapéus de praia no recinto), depois pensámos na animação musical, nas tábuas para segurar as taças e nas canecas personalizadas. E este ano, o que haverá de novo?”, deixa no ar Carla Serrada.