Em Febres há um estúdio onde se faz luz

Chama-se Lumos Estudio, situa-se em Febres (junto à escola de condução) e é um espaço multifacetado dedicado essencialmente à fotografia. Aberto desde Abril de 2017, o estúdio é um projecto de Celeste Pessoa Landaeta, uma jovem venezuela mas com sangue febreense.

A língua não engana, Celeste Landaeta nasceu na Venezuela há 25 anos e foi por lá que passou toda a sua vida, até decidir regressar a Portugal há cerca de dois anos, acompanhada do marido. “A Venezuela tornou-se demasiado insegura e por isso decidi vir para aqui”, começa por nos contar, sempre de sorriso aberto. Os pais – ele natural da Serredade e ela venezuelana – ficaram por lá, à frente do negócio da família na área da panificação.

Licenciada em Direito, chegou a exercer advocacia na Venezuela e por isso, quando decidiu vir para Portugal foi também no sentido de aprofundar os estudos no Mestrado de Direito Internacional, ou seja, num percurso mais virado para a política. “Gostei de ser advogada mas comecei a perceber que a política me interessava ainda mais. Cheguei a ser militante de um partido e imaginava-me a trabalhar ainda hoje no universo político”.

No entanto, a vida trocou-lhe as voltas. “Quando aqui cheguei fiquei algum tempo desempregada e isso começou a deitar-me muito abaixo”. Em vez de se isolar, Celeste escolheu o 

caminho contrário: “Comecei a dedicar-me àquilo de que gostava como é o caso da fotografia”. Fez vários workshops de fotografia, entre os quais alguns com o grupo Olhares, e ainda um curso profissional de maquilhagem. Entretanto inscreveu-se num curso profissional do Centro de Emprego, “Empreendedorismo e Gestão de Projectos” e pouco a pouco começou a perceber que o seu caminho poderia passar pela fotografia e, através da sua veia empreendedora – que assume que herdou do pai – começou a idealizar a criação de um estúdio.

Coimbra foi a primeira opção que lhe veio à cabeça. “Mas o meu pai convenceu-me a tentar em Febres, onde não havia nada do género” e assim foi. Celeste Landaeta fez o projecto, criou um plano de negócio e em Abril nasceu o Lumos Estudio – cujo nome, explica, é inspirado num feitiço do Harry Potter, que dá origem a luz, “a mesma luz através da qual se faz fotografia e que a maquilhagem traz ao rosto”.

No estúdio, a oferta é variada, desde a impressão de fotografias (a partir de 29 cêntimos) até às sessões fotográficas temáticas, a solo ou em família, em estúdio ou ao ar livre. Para além disso, Celeste faz ainda maquilhagens (a partir de 15 euros) e reportagens fotográficas de eventos, como casamentos, baptizados, comunhões, entre outros.

Até ao momento o negócio tem corrido bem. “As pessoas têm aderido bem às sessões fotográficas, porque é sempre algo que recordam para a vida. A fotografia em papel tem também ganho mais terreno, porque as pessoas gostam de guardar essas memórias em papel, porque dificilmente se ‘perdem’”. Outro dos serviços mais solicitados são as sessões com bebés recém-nascidos e os smash the cake (sessão em que a criança aniversariante esmaga o bolo).

Quanto aos clientes, estes são, na sua maioria, de Febres e embora Celeste ainda seja praticamente uma desconhecida na vila, a recepção tem sido boa. “Sinto-me bem recebida e as pessoas têm sido uma surpresa muito positiva. Estou gratamente surpreendida e até já tenho clientes que se tornaram amigas”, partilha, acrescentando que, por enquanto, é por Febres que pretende ficar. “Falta-me entregar a dissertação do Mestrado mas mesmo depois disso não vou deixar o estúdio. Imagino-me a fotografar até velhinha, porque a fotografar nem sinto que estou a trabalhar, pois é algo que me dá muito gosto. Talvez até consiga conciliar um dia com uma carreira política”. Até lá, é com simpatia e muita fé, que espera continuar a receber os seus clientes e a desenvolver o seu negócio. “A simpatia é um dos segredos para angariar clientes. Além disso, tenho a minha fé. Não sou nada sem Deus, e acredito que tudo o que tenho atingido é também graças a que ele, que renova a minhas forças diariamente”.

Lumos Estudio

Rua Amadeu Castanheira lote 1 loja B. Febres – Cantanhede

Febres, Coimbra, Portugal

Telemóvel: 915 828 164

E-mail: lumos.estudio.pt@gmail.com