EDP Distribuição bate recorde de Qualidade de Serviço em 2015

A EDP Distribuição atingiu, no ano de 2015, o melhor resultado de sempre ao nível da Qualidade de Serviço, demonstrando o sucesso da política de investimentos que vem sendo desenvolvida pela empresa com a consequente redução de assimetrias na rede eléctrica que atingiu, em termos nacionais, uma fiabilidade de 99,99%

O valor referente ao indicador da continuidade do abastecimento TIE (Tempo de Interrupção Equivalente) foi de 54 minutos em 2015 e representa uma melhoria de cerca de 70% da qualidade de serviço em Portugal continental na última década. Igualmente, o SAIDI, outro indicador usado internacionalmente para comparação da eficiência das operadoras de rede, coloca a EDP Distribuição no grupo com melhores resultados entre as congéneres europeias.

A mesma evolução ao nível da qualidade de serviço foi registada em cada uma das seis Direcções de Rede e Clientes – Norte, Porto, Mondego, Tejo, Lisboa e Sul – as estruturas operacionais da Empresa, evidenciando a redução de assimetrias obtida em todo o território.

Segundo comunicado enviado pela EDP,

“a marca alcançada é consequência de uma política de investimento continuado nas redes de distribuição de electricidade, que se cifrou em cerca de 4.000M€ desde o ano 2000, centrada na melhoria da rede de distribuição, através da manutenção, modernização e construção de novas infraestruturas. Destaca-se o investimento realizado nos últimos anos na automação do comando e supervisão da rede integrado no projecto inovgrid, o projecto de redes inteligentes da EDP Distribuição”.

No ano de 2015, para além de várias obras de remodelação e ampliação, foram construídas e ligadas à rede  seis novas subestações (Arcos de Valdevez, Meimoa, Alcobaça, Vila Châ/Barreiro, Barcarena e Viana do Alentejo), 1382 km de linhas de Alta, Media e Baixa Tensão e 344 novos Postos de Transformação. Actualmente a rede de distribuição de energia eléctrica tem 419 subestações, cerca de 220 000 km de linhas e 70 000 postos de transformação.