“Economia Circular nos Territórios Rurais” foi o mote para visita técnica da AD ELO

A Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, participou, de 17 a 20 de Setembro, na visita técnica à Finlândia que a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego organizou no âmbito de um projecto de cooperação europeu que envolve associações de cinco países: Portugal, Finlândia, Estónia, Letónia e Itália.

Além de líder do executivo camarário cantanhedense integraram a comitiva da AD ELO os presidentes das Câmaras Municipais da Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, além de outros membros da associação.

“Economia Circular nos Territórios Rurais” foi o tema da visita técnica que teve como objectivo principal a criação de uma rede de troca de experiências e conhecimento sobre as boas práticas, produtos e serviços relacionados com a valorização do modelo de economia circular e de territórios rurais sustentáveis.

A comitiva da AD ELO, “de forma participativa e empenhada, contactou com projetos, empresas e experiências concretas onde as questões de sustentabilidade e aproveitamento dos recursos locais estiveram sempre em destaque. O momento foi ainda aproveitado para se estabelecer contactos institucionais entre diferentes municípios, associações e empresas que estreitaram as relações entre os vários países envolvidos”.

Sendo a primeira visita integrada neste projecto, esta acção permitiu, segundo nota da associação, “encontrar pistas para uma melhor compreensão da sustentabilidade dos territórios rurais assente em boas práticas de valorização ambiental. Por essa razão, foram assim perspetivadas ações futuras que os diversos territórios parceiros vão poder desenvolver e que passam pelo incentivo a que as instituições e as empresas usem cada vez mais uma abordagem de economia circular no seu ciclo de trabalho, produção e comercialização”.