Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água marcado por sensibilização ambiental

O Dia Internacional das Florestas (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março) vão ser assinalados pelo Município de Cantanhede com o desenvolvimento de acções de educação ambiental, especialmente orientadas para crianças e jovens em idade escolar.

Esse é o foco da denominada Semana da Floresta, cujo programa se vai desenrolar de 18 a 23 de Março, sob coordenação da entidade promotora, o Gabinete de Recursos Naturais do Município de Cantanhede. A iniciativa conta ainda com o envolvimento activo da Divisão de Cultura, Desporto e Turismo, INOVA-EM, Sapadores Florestais da Freguesia de Tocha, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana.

Os objectivos passam por promover junto da população escolar do concelho a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas, fomentar a adopção de atitudes favoráveis à correcta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como factor de salvaguarda e preservação da biodiversidade.

O programa arranca dia 18 de Março, na Biblioteca Municipal, com os alunos da EB1 de Cantanhede Sul e do Centro Escolar de Cantanhede, com a acção “Árvores com História”, e contará com a presença de Carmen Zita Ferreira, autora do livro “Beatriz, a Árvore Feliz”. Irá contar as peripécias de uma bolota, a Beatriz, desde que soltou do ramo de um sobreiro até se tornar uma forte e elegante árvore, oferecendo ramos aos pássaros todas as primaveras, para lá fazerem os seus ninhos, para além da sempre apetecível, fresca e sublime sombra. Após a palestra, irá proceder-se à sementeira de bolota de sobreiro ou plantação de sobreiros no Parque de São Mateus em Cantanhede.

Conhecer as Árvores… Compreender a Floresta é a designação da actividade que o Gabinete de Recursos Naturais vai dinamizar nos dias 19 e 21 de Março, no Centro Educativo de Cadima e no Jardim de Infância do Centro Social Paroquial de Cadima, respectivamente. O objectivo principal desta actividade é sensibilizar a população escolar para a importância da preservação das árvores e das florestas, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. No Centro Educativo de Cadima pretende dar a conhecer as árvores que fazem parte do recinto da escola, ajudando os alunos a saber distinguir cada uma delas, procedendo à Catalogação do Património Arbóreo. No Centro Social Paroquial de Cadima a acção consiste num passeio a pé através de um circuito previamente definido, com paragens em vários locais estratégicos onde serão realizadas diversas actividades de forma a usar os cinco sentidos, que são responsáveis pela nossa capacidade de observar e interpretar o ambiente que nos rodeia, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor.

Já no dia 20 de Março está prevista a acção Mar & Floresta… Os Pulmões do Planeta Terra, onde se pretende despertar o interesse para a importância que as florestas marinhas e terrestres têm e como são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas. Com esta actividade procura-se despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspectos da vida no planeta, de que forma afectam e são afectados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo, para além de apresentar comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos.

Ainda em 21 de Março, as equipas do Gabinete de Recursos Naturais e da INOVA-EM, irão promover a iniciativa Plante uma Árvore, Proteja a Vida, de forma a assinalar o Dia Internacional das Florestas, convidando a população a participar, a juntar-se aos trabalhadores da autarquia e da empresa municipal, a plantar pelo menos uma árvore no Parque de S. Mateus de Cantanhede, valorizando ainda mais o património botânico do município.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de Março, é a vez dos alunos da EB1 de Murtede aprofundarem as razões pelas quais A Água é o Veículo da Natureza, através da abordagem de temas como A água: um recurso a preservar, alertando para a necessidade de novos padrões de uso racional deste recurso, e Água, fonte de vida, com enfoque no papel fundamental da vegetação ribeirinha como fator de protecção, conservação e valorização dos sistemas fluviais.

As actividades encerram no dia 23 de Março, durante o período da manhã, na Zona Industrial da Tocha, e contam com a participação dos Sapadores Florestais da Freguesia de Tocha, Bombeiros Voluntários de Cantanhede e Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, com realização de actividade de sensibilização Queima em Segurança, que visa alertar todos os proprietários florestais, agricultores e prestadores de serviços e que consiste em demonstrar como se deve fazer uma queima de sobrantes agrícolas/florestais (podas de vinha, oliveiras, entre outras) em segurança, bem como elucidar os presentes sobre os requisitos legais, de forma a evitar constrangimentos e eventuais comportamentos indevidos e infrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *