“Deus e os Filósofos” apresentado em Febres

“Deus e os Filósofos” é o título do mais recente livro do febreense Lagoas da Silva, apresentando no passado sábado, dia 24 de Novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Febres.

A apresentação da obra, onde compareceram muitos familiares e amigos do autor, ficou a cargo de Cândido Ferreira, o médico e também escritor natural de Febres mas a viver em Leiria há várias décadas.

Antes, coube a palavra ao vice-presidente e vereador da cultura da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que reforçou a importância da obra. “É para mim uma honra estar na apresentação de mais um livro de um escritor gandarês, oriundo de um microcosmos inspirado por Carlos de Oliveira”.

Na apresentação, Cândido Ferreira recordou a importância das raízes, “que me trazem sempre a Febres. Vivi a uns 100 metros daqui e por muito que viaje, dos momentos mais felizes é quando regresso à minha terra”.

“Nós febreenses somos um povo que não deve, nem teme”; assegurou, referindo que também foi por isso que aceitou o desafio de Lagoas da Silva de apresentar uma obra que fala sobre Deus, “uma vez que não sou crente. Sou um ateu cristão – revejo-me nas mensagem mas não acredito em deuses”. Com um discurso leve, que levou a gargalhadas no público, o médico leu algumas passagens da obra, deixando antever a temática, que anda à volta de Deus e das mais variadas teorias de filósofos que Lagoas da Silva estudou intensivamente.

“Este é um livro de um homem crente mas também de um homem de bem. Estamos perante uma obra de inclusão, um ensaio demorado mas com um discurso fluido em que Lagoas da Silva se interroga a si próprio e parte à procura da verdade”, realçou Cândido Ferreira convidando todos a adquirir e ler a obra.

Já Lagoas da Silva agradeceu a presença de todos, reforçando tratar-se de um “crente sereno”. Para a obra, o autor refere que partiu da leitura de vários filósofos, onde constatou que nenhum falava de Deus, “como tal decidi pegar nesse assunto”.

Por decisão de Lagoas da Silva, a venda do livro reverterá na totalidade para o Febres Sport Clube, associação que acompanha e segue há vários anos.

Sobre o autor

Lagoas da Silva nasceu em Febres, Cantanhede, e viveu mais de duas décadas em África. É Jornalista, Jurista e Escritor. Colabora em mais de três dezenas de jornais e revistas editados na Europa, América, África e Ásia, nos quais já publicou centenas de artigos de opinião.

Como romancista, publicou: África, A Terra de Mil Sóis, O Piar dos Mochos, Os Amores de Sofia, O Outono da Alma, As Fronteiras do Absurdo, Pensamentos (Poesia), Nas Sombras da Noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *