Delegação chinesa visitou o Biocant Park

Uma delegação de autoridades da província chinesa de Zhejiang visitou esta quinta-feira, dia 14 de Setembro, o Biocant Park, no âmbito de uma ronda de contactos com entidades representativas do sector da economia do conhecimento em Portugal.

Esta foi a segunda vez que representantes de entidades provinciais de Zhejiang se deslocam a Cantanhede para conhecer os laboratórios e os projectos I&D que instituições e empresas têm em curso no Parque de Biotecnologia de Portugal.

Depois da presença de uma comitiva em Agosto de 2014, estiveram agora no Biocant Park Hong Jiqing, director-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia, Zhou Jinhong, director do Departamento de Desenvolvimento de Alta Tecnologia e Industrialização da Divisão de Ciência e Tecnologia, entre outros responsáveis.

A delegação chinesa foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração do Biocant, João Moura, acompanhado por António Cardoso e Raquel Martins, em representação da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Durante o encontro, além da apresentação da estrutura do parque e as suas valências, foram discutidas possibilidades de cooperação científica e técnica, tendo em vista quer o financiamento de projectos de investigação quer a sua rentabilização económica do ponto de vista empresarial.

A província de Zhejiang tem um território pouco maior que Portugal mas a sua população é cinco vezes superior à portuguesa. A capital é Hangzhou, onde se situa uma das mais prestigiadas universidades da China, bem como importantes centros de investigação e empresas ligadas à rentabilização económica do conhecimento.