Deco lança campanha dirigida a idosos

A associação de defesa do consumidor Deco lançou no domingo, dia 2 de Outubro, uma campanha dirigida aos idosos que visa capacitá-los para fazerem “escolhas informadas e seguras” e evitarem problemas de consumo, como as “vendas agressivas”, que atingem maioritariamente esta população.

Lançada no dia em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, a campanha chama-se ‘Sénior +Ativo: consumidor informado/consumidor prevenido’ e procura ”dar mais informação” à população idosa que está a aumentar em Portugal.

“Consideramos que este grupo precisa de uma especial atenção por parte da Deco e consideramos que a Deco poderia contribuir também para um envelhecimento mais activo, que procura que as pessoas que se encontram nesta idade tenham mais saúde, tenham uma maior participação na sociedade e se sintam seguras”, explicou a coordenadora do Departamento de Formação e Novas Iniciativas da Deco, Fernanda Santos.

Segundo a responsável, os consumidores seniores procuram cada vez mais informação: “Nós temos uma média de 60 atendimentos por dia e começamos a verificar que uma grande parte dos consumidores que solicita a nossa informação tem uma média de 56 anos”.

Um dos objetivos da campanha é evitar que os idosos sejam alvo de vendas agressivas, uma situação que levou mais de 1.700 consumidores a queixarem-se à Deco no primeiro semestre do ano.

“O conhecimento que temos da realidade é que as vendas agressivas dirigem-se, muitas vezes”, aos mais idosos, porque têm “maior vulnerabilidade, menos informação e sobre os quais é mais fácil exercer coação que os obriga à compra de produtos ou de serviços que não desejam”, disse Fernanda Santos.

Durante a campanha, que decorre em todo o País, entre Outubro e Novembro, serão realizados ‘workshops’ sobre temas como “práticas enganosas e agressivas – alerta e prevenção”, até dicas sobre bem-estar e alimentação, conselhos e cuidados a ter nas compras e serviços financeiros.