D. João Lavrador já é Bispo de Angra do Heroísmo

João Lavrador é, desde esta terça-feira (15 de Março), bispo de Angra do Heroísmo, nos Açores. O bispo natural do Seixo de Mira sucede a António de Sousa Braga, que passa a bispo emérito no dia em que completa 75 anos.

João Evangelista Lavrador havia sido nomeado bispo coadjutor de Angra pelo Papa Francisco a 29 de Setembro de 2015, tendo tomado posse a 29 de Novembro.

Agora, torna-se o 39.º bispo de Angra, sucedendo António de Sousa Braga, que pediu a sua resignação depois de ter sido operado, no ano passado, a um cancro no pulmão. Seguindo o cânone 409 do Código do Direito Canónico, João Lavrador substitui o anterior bispo de Angra de forma automática, uma vez que já tomou posse como bispo coadjutor.

Numa nota publicada no site da Igreja Açores, João Lavrador destaca “o testemunho de bondade, de profunda fé, vasta cultura, de generosidade, de proximidade e da entrega total com que se dedicou à sua tarefa pastoral” do agora bispo emérito de Angra.

“Foi marcante a sua acção pastoral junto dos sacerdotes, dos diáconos, dos consagrados e dos leigos”, disse, realçando ainda a “manifesta proximidade e sintonia com as pessoas, qualquer que fosse a sua condição e a sua capacidade de diálogo com as diversas instituições públicas”.

Segundo o agora Bispo, a sociedade açoriana habituou-se a admirar António de Sousa Braga ao longo de quase 20 anos e “a diocese que serviu tão generosamente, fica com as suas profundas marcas de bom Pastor que se entregou totalmente pelos seus diocesanos”.

António de Sousa Braga vai retirar-se para o seminário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, em Alfragide (Lisboa), devendo regressar aos Açores para uma celebração diocesana, no dia 30 de Junho, que marcará os 20 anos da sua ordenação episcopal e do início da sua actividade como bispo de Angra.

João Lavrador, que acabou de completar 60 anos, é bispo há nove, tendo sido anteriormente bispo auxiliar do Porto. Desde que tomou posse como bispo coadjutor de Angra, João Lavrador já percorreu praticamente todas as ilhas dos Açores, tendo participado em duas reuniões do Colégio de Consultores e no último Conselho Presbiteral.