Criticial Software inspira jovens com evento de Lançamento da Missão Europeia a Marte – ExoMars

A Critical Software convidou ontem (segunda-feira, 14 de Março) 130 alunos do Ensino Secundário para assistirem ao lançamento da sonda ExoMars, em conjunto com a equipa da empresa, na sua sede em Coimbra.

Com o intuito de sensibilizar e informar os jovens sobre aquelas que são algumas das profissões do futuro (e do presente), a conversa informal entre Gonçalo Quadros (CEO da Criticial Software), Manuel Paiva (professor jubilado de física e antigo colaborador da Agência Espacial Europeia) e Carlos Fiolhais (físico e professor universitário) decorreu de forma animada e foi acolhida com grande receptividade por parte dos participantes no evento.

Primeiro, a Critical Software começou por explicar a sua participação nesta missão espacial. Seguiu-se a contagem decrescente para o lançamento do foguetão. Depois deste momento, que certamente ficará na memória dos mais jovens, a conversa prosseguiu, de forma descontraída, abordando temas como o comportamento do corpo humano no espaço ou a possível habitabilidade de Marte. Seguiu-se um espaço de perguntas e respostas, no qual os jovens participaram activamente, e uma visita à sede da empresa, a fim de permitir uma melhor compreensão do que poderá vir a ser a vida profissional de alguns destes estudantes no futuro.

A ExoMars é uma ambiciosa missão científica, desenvolvida em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Roscosmos – a Agência Espacial Russa, criada para investigar a possibilidade de vida em Marte. Esta missão insere-se no programa de longo prazo da ESA designado por Aurora, tendo como objectivo preparar futuras missões habitadas. O lançamento do ExoMars-TGO, num foguete russo Proton-M, que transporta no seu interior uma cápsula com uma sonda – Schiaparelli, permitirá recolher amostras do solo de Marte e averiguará a possibilidade de habitabilidade do planeta. O lançamento ocorreu, como previsto, às 9h31, a partir do Cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão.

“A Critical Software continua a oferecer aos seus engenheiros/colaboradores desafios complexos e apaixonantes, que culminam frequentemente com a realização de trabalhos de excelência, reconhecidos internacionalmente, como foi o caso da missão ExoMars. Desta forma, é para nós importante inspirar e sensibilizar os jovens para uma carreira nas Tecnologias de Informação, principalmente numa altura em que nos deparamos com uma acentuada escassez de recursos neste sector em todo o mundo”, explica Nuno Vinagre, Talent Manager da Critical Software.