Crioestaminal abre as portas do laboratório a 50 médicos no Post Congress Event

No passado sábado, 3 de Junho, a Crioestaminal recebeu a visita de 50 médicos, obstetras e ginecologistas, no Post Congress Event, iniciativa enquadrada no âmbito do 21.º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Além de uma visita ao laboratório da Crioestaminal, o evento permitiu explorar o estado da arte das células estaminais, aplicações actuais, ensaios clínicos em curso e projectos de investigação em desenvolvimento.

“Sentimos que, por parte da comunidade médica, há um interesse cada vez maior em conhecer as aplicações terapêuticas do sangue do cordão umbilical e, também, ensaios clínicos em curso que possam desvendar e trazer novas respostas a necessidades médicas ainda não satisfeitas. O Post Congress Event é, justamente, uma oportunidade para partilharmos com a classe médica como está o estado-da-arte deste sector e, por outro lado, ouvir e esclarecer as suas principais dúvidas e questões”, explica André Gomes Fundador e Director Geral da Crioestaminal.

A Crioestaminal aplica 10% do seu volume de negócios em I&D, sendo o único banco em Portugal que promove a investigação da aplicação terapêutica de células do sangue e do tecido do cordão umbilical. O estabelecimento de parcerias com entidades como o Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico, o Biocant, os Hospitais Universitários de Coimbra, o Hospital Rovisco Pais, o IPO de Lisboa, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, o Programa MIT Portugal e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa / Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC) tem sido fulcral para o avanço do conhecimento nesta área. Com quatro patentes internacionais já registadas, a Crioestaminal tem desenvolvidos estudos nas áreas de oncologia, do enfarte do miocárdio e diabetes.

O 21º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia, organizado pela Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), decorreu entre os dias 1 e 4 Junho, no Convento de São Francisco em Coimbra. O congresso é um momento de reflexão, debate e actualização de temáticas e conceitos, com o objectivo de suscitar novas ideias, expectativas, soluções e ensaios.