Convívio entre as Universidades Seniores de Mira e de Vouzela

No dia 11 de Maio, a Universidade Sénior de Mira recebe os seniores da Universidade Sénior de Vouzela.

O objectivo é promover o convívio e a partilha de experiências culturais num dia repleto de actividades. A manhã será dedicada a um workshop de “Sabores Gandareses”, orientado pela chef Luís Lavrador, ao qual se segue um almoço/convívio. Já a parte da tarde será passada na vila da Praia de Mira, onde os seniores poderão apreciar as bonitas paisagens, sentir a agradável maresia, visitar a Capelinha de N.ª Sr.ª da Conceição e ainda o Posto de Turismo e Museu Etnográfico.

A ocupação dos tempos nas Universidades Seniores visa responder, de forma global, às necessidades dos seus destinatários, “ajustando intervenções e expectativas, pretendendo desenvolver um conjunto de actividades capazes de favorecer a imagem positiva da pessoa sénior, assim como dar a esta a capacidade de participação social e direito a um envelhecimento activo e bem-sucedido, enquanto processo intrínseco ao ser humano”.

De acordo com a CMM, “a valorização dos mais velhos e do seu papel na sociedade constitui um importante contributo para uma mudança da perceção que se tem do envelhecimento. Proporcionar novos conhecimentos e saberes, promover o convívio, incentivar a sua participação em diversas actividades culturais e de cidadania, conduz a uma sociedade mais tolerante, solidária e, por conseguinte, mais desenvolvida. O projecto propõe áreas passíveis de intervenção, nomeadamente no que toca a medidas de promoção educativas, culturais e de promoção de actividade física”.