Convívio de ex-combatentes em Ançã

No próximo sábado, dia 10 de Junho, os ex- combatentes da Vila de Ançã voltam a reunir-se, pela 18.ª vez consecutiva, para mais um convívio anual.

Segundo Augusto Neves, um dos organizadores do evento, este convívio vai contar com mais de uma centena de participantes, com tendência a crescer de ano para ano.

“Estes eventos servem de pretexto para manter, reforçar laços de amizade, companheirismo e solidariedade que foram apanágio destes homens naqueles tempos de ultramar”, refere a organização.

A concentração do grupo está marcada para as 9h00 junto ao monumento dos ex-combatentes junto à GNR.

Por volta das 10h00 será servido um pequeno-almoço, após o qual os participantes seguirão rumo à emblemática Capela de São Sebastião, onde será celebrada a Eucaristia a partir das 11h00, presidida pelo Pároco da Freguesia Manuel de Jesus. No final da missa haverá uma romagem ao cemitério, onde se realizará uma homenagem a todos aqueles que perderam a vida pela pátria, “momentos sempre de muita emoção que as brumas do tempo não apagaram”.

Já pelas 13h00 será servido um almoço  de convívio na Quinta da Sobreira, onde, segundo a organização, “serão reavivadas amizades e recordados os momentos vividos durante a vida militar e a guerra colonial. Um bonito convívio com muitas e velhas histórias para serem contadas e ouvidas”.