Conversas com Cientistas está de regresso ao Exploratório

A segunda edição do programa de conversas com cientistas “Pontos nos iii – science beer talks” começa já na próxima quarta-feira, dia 4 de Janeiro, com uma visita guiada ao processo de fabrico da cerveja artesanal Praxis, um dos parceiros do Exploratório.

O balanço do primeiro ano da iniciativa é positivo: as 12 sessões mensais que compuseram o programa de 2016 contaram com cerca de meia centena de participantes.

A “Pontos nos iii – science beer talks”, comissariado por Paulo Trincão, reúne um conjunto de cientistas, pertencentes a vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que durante uma hora conversam com o público sobre diversas temáticas científicas. Os moldes do programa mantêm-se: as sessões decorrem sempre na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30, com entrada gratuita e sem reserva obrigatória.

Envelhecimento saudável, espaço urbano, história, matéria nuclear, bens essenciais à vida, plantas ou novas tecnologias são algumas das temáticas que compõem o programa de 2017 e que abrangem áreas científicas tão distintas como a sociologia, a geologia, a química ou a economia. As conversas vão manter a informalidade e, à semelhança do ano anterior, o Exploratório mantém a parceria com a Cervejaria Praxis que oferece cerveja artesanal em cada uma das sessões e que este ano vai também receber algumas sessões no seu espaço.

2016 com balanço positivo

“A primeira edição de 2016 não podia ter corrido melhor” revelou a direcção do Exploratório. O balanço é positivo “prova disso foram as cerca de 500 pessoas que participaram nestas conversas informais sobre ciência. Parte deste público já é fiel às várias sessões e o retorno que temos, quer por parte dos cientistas, quer por parte do público é bastante positivo. Consideramos também que o facto de termos como parceiro a Cervejaria Praxis, que nos proporciona cerveja gratuita para os participantes em todas as sessões, propicia um ambiente descontraído e informal que é aquilo que pretendemos”, afirmou Paulo Trincão, director do Exploratório.

Segunda edição de Pontos nos iii – science beer talks arranca com “A Ciência da Cerveja de Coimbra” 

A decorrer já na próxima quarta-feira, 4 de janeiro, às 18h30, a primeira sessão de 2017 vai abordar todo o processo de produção de cerveja artesanal. A decorrer na cervejaria Praxis, esta sessão conta com a participação dos mestres cervejeiros Praxis que vão desvendar todos os segredos do líquido dourado através de uma visita guiada à fábrica de cerveja artesanal da Praxis.

Também nesta primeira sessão será apresentado oficialmente o programa anual de 2017 dos Pontos nos iii – science beer talks. Aproximar o público dos investigadores e da ciência em contextos informais continua a ser o objectivo do programa e do próprio Exploratório que, ao longo do ano transato, desenvolveu diversos programas e sessões de debate de conteúdos científicos.